Saiba como emitir novo modelo de carteira de identidade em Pernambuco

0

Pernambuco passou a emitir o novo modelo da carteira de identidade inteiramente digital. Na nova aquisição do documento lançada na terça-feira (29), o atendimento só poderá ser marcado após o pagamento da taxa de emissão.

O projeto pretende trazer agilidade na aquisição do RG. De acordo com o governador Paulo Câmara, a forma como o documento era feito já não dava conta das necessidades da população. “A demanda era muito antiga, melando o dedo, passando uma manhã quase toda para tirar uma carteira de identidade que demorava quase 30 dias para chegar. Isso vai servir para que as pessoas não precisem mais entrar na fila às 3h, 5h da manhã”.

O documento será processado por meio do Sistema ABIS (sigla em inglês para Sistema Automático de Identificação Biométrica), que vai reduzir o tempo de espera pelo RG para cinco dias e possibilitar a emissão de até 1,2 milhão de documentos por ano, aumentando a capacidade de produção das carteiras em 117%.

 Como solicitar o documento

A população pode agendar atendimento pela internet (www.sds.pe.gov.br ou www.iitb.pe.gov.br) em qualquer posto de atendimento (Expresso Cidadão) localizado do litoral ao Sertão, ou mesmo no IITB. Após a inserção dos dados, o requerente vai imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) com o valor da taxa, no caso da segunda via. A taxa pode ser paga em qualquer instituição bancária ou casa lotérica. A primeira via do RG é isenta de taxas.

Ação Socia

l
Com Sistema ABIS, a emissão das carteiras de identidade gratuitas em mutirões será praticamente sete vezes maior com o processo digital de produção. Cerca de 14 mil RGs poderão ser confeccionados a cada 30 dias. Programas como o Comunidade Segura e o Resgatando a Cidadania, promovidos pela SDS, estão entre os que oferecem esse serviço. (DP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Homem tenta fugir mas é preso com droga e faca no bairro Mandacaru, em Petrolina (PE)

Um homem, que não teve o nome divulgado, foi preso durante rondas ostensivas de policiais …