SAAE Sento-Sé (BA) esclarece sobre turbidez da água e abastecimento na cidade

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Sento Sé (BA), esclareceu a redução da transparência da água distribuída na cidade. A empresa disse que realiza um rigoroso tratamento, seguindo as normas de controle e de vigilância da qualidade, estabelecidas na Portaria nº 2.914/11 do Ministério da Saúde e explicou que a mudança da qualidade e cor da água ocorre, especificamente neste período, devido o rio São Francisco receber um grande volume de água de chuva, provocando aumento da turbidez.

De acordo com o SAAE, outros fatores que tem provocado o aumento da turbidez e algumas falhas no abastecimento são as obras de infraestrutura em andamento no município (pavimentação e ampliação da rede de abastecimento), uma vez que é necessário para a qualidade das obras, a regularização da base o que muitas vezes ocasiona o rompimento da rede, obrigando o SAAE a reduzir a oferta de água na cidade, visando garantir a sua qualidade, tem ainda as constantes faltas de energia na ETA, quando isso acontece é necessário algumas horas para o sistema ser restabelecido.

“A turbidez ocorre quando a água tem a transparência reduzida, devido à presença de sólidos em suspensão. Essa água chega às estações de tratamento com valores de cor e turbidez muito elevados, o que dificulta a remoção dessas micropartículas. Com a alta turbidez precisamos efetuar a limpeza dos filtros cerca de três vezes ao dia 3, quando o normal é realizar a cada 48h. pedimos a compreensão da população, pois o SAAE não tem medido esforços e vem fazendo constantes investimentos em produtos, equipamentos e em recursos humanos, visando melhor atender aos usuários”, explica o diretor do SAAE, Adriano Almeida.

Fechado para comentários

Veja também

Três influenciadoras digitais são presas por divulgar uso de ‘vapes’ com óleo de maconha

Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal iniciaram n…