SAAE Sento-Sé (BA) esclarece sobre turbidez da água e abastecimento na cidade

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Sento Sé (BA), esclareceu a redução da transparência da água distribuída na cidade. A empresa disse que realiza um rigoroso tratamento, seguindo as normas de controle e de vigilância da qualidade, estabelecidas na Portaria nº 2.914/11 do Ministério da Saúde e explicou que a mudança da qualidade e cor da água ocorre, especificamente neste período, devido o rio São Francisco receber um grande volume de água de chuva, provocando aumento da turbidez.

De acordo com o SAAE, outros fatores que tem provocado o aumento da turbidez e algumas falhas no abastecimento são as obras de infraestrutura em andamento no município (pavimentação e ampliação da rede de abastecimento), uma vez que é necessário para a qualidade das obras, a regularização da base o que muitas vezes ocasiona o rompimento da rede, obrigando o SAAE a reduzir a oferta de água na cidade, visando garantir a sua qualidade, tem ainda as constantes faltas de energia na ETA, quando isso acontece é necessário algumas horas para o sistema ser restabelecido.

“A turbidez ocorre quando a água tem a transparência reduzida, devido à presença de sólidos em suspensão. Essa água chega às estações de tratamento com valores de cor e turbidez muito elevados, o que dificulta a remoção dessas micropartículas. Com a alta turbidez precisamos efetuar a limpeza dos filtros cerca de três vezes ao dia 3, quando o normal é realizar a cada 48h. pedimos a compreensão da população, pois o SAAE não tem medido esforços e vem fazendo constantes investimentos em produtos, equipamentos e em recursos humanos, visando melhor atender aos usuários”, explica o diretor do SAAE, Adriano Almeida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da varíola dos macacos no Brasil

O Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar o cenário da varíola dos m…