Primeira Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura e na Reforma Agrária é realizada em Juazeiro

confe

Representando o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, acompanhado dos diretores da SEAPA, Jailzon Sena (agricultura) e Diney Borges (pecuária) e dos técnicos Geraldo Araújo e José Neide Lima, participaram nesta quarta-feira (14), no Espaço Plural Univasf, em Juazeiro, da Primeira Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura e na Reforma Agrária. O evento teve como objetivo definir estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) pública e de qualidade aos agricultores familiares de Juazeiro.

O evento foi iniciado com a apresentação e aprovação do regimento interno da ATER. Em seguida a plateia foi divida em grupos que formularam propostas de ações de assistência técnica para o nosso território. Durante a tarde foi realizada uma grande plenária que teve como dinâmica a votação das propostas construídas pelos grupos e por fim foram eleitos os representantes que irão participar da conferência territorial.

O coordenador institucional do IRPAA, Tiago Pereira da Costa explicou que as conferências municipais estão ocorrendo nos 10 municípios do Território de Identidade Sertão do São Francisco, antecedendo as etapas estadual e federal. “As conferências municipais vão ocorrer até 10 de novembro e a etapa territorial que será realizada em Juazeiro será de 25 a 27 de novembro. As propostas de ações para o plano de ATER serão encaminhadas e apresentadas pelos delegados escolhidos na etapa territorial durante a conferência estadual marcada para acontecer de 06 a 08 de abril de 2016”, informou.

Na Bahia o evento é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e no Território Sertão do São Francisco pela comissão territorial que integra o IRPAA, SASOP, UNIVASF e o Projeto Mata Branca. Já a conferência nacional será coordenada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF). “O objetivo é construir estratégias de diretrizes para o futuro das ações de ATER ao longo de 10 anos. Isso vai resultar num documento que vai ser efetivado a partir das politicas nacional e estadual de ATER, e como de fato devem ser esses serviços a partir das proposições feitas pelas etapas iniciais” observou Tiago Pereira.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, a agricultura familiar não pode abrir mão desses serviços para o desenvolvimento sustentável da economia rural, “pois é um setor estratégico para a qualidade de vida de todos os brasileiros, respondendo pela produção de cerca de 70% dos alimentos consumidos diariamente em nosso País. Acredito que a nossa região será beneficiada com todas as propostas que iremos apresentar”, enfatizou.

O evento também contou com a presença de assessores técnicos, representantes de organizações, sociedade civil e do poder público.

Fechado para comentários

Veja também

Projeto que reconhece ‘grau de moto’ como prática esportiva é aprovado pelos vereadores de Juazeiro (BA)

Os vereadores de Juazeiro (BA) aprovaram nesta quarta-feira, (27) o Projeto que reconhece …