Revitalização da estação de trem de Rajada custará R$ 90 mil

0

estacao

A antiga estação de trem do Distrito de Rajada, na Zona Rural de Petrolina, terá sua rica história perpetuada. A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania, revitalizará o antigo prédio.

O espaço será revitalizado e transformado em uma Biblioteca, um Telecentro e um Memorial contando toda história da cultural local, como também a história da antiga estação de trem. Os recursos são originários da Prefeitura de Petrolina e a obra está orçada em cerca de R$ 90 mil. A previsão para entrega do prédio reformado será para o mês de maio, a ordem de serviço e licitação já estão sendo providenciadas e brevemente Rajada receberá mais uma obra do governo municipal.

Célia Regina Carvalho, secretária de Cidadania e Robson Rocha, secretário executivo de Juventude e Qualificação Profissional, visitaram o local com engenheiros  que puderam observar o estado do antigo prédio, e a qualidade da construção. Segundo os técnicos, o prédio oferece uma boa condição e está apta para receber as obras.

HISTORICO DA LINHA: 

A linha da E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado de Pernambuco e subindo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias no Brasil, suas obras avançaram lentamente. Em 1923 os trilhos levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926 avançaram até Afrânio. Em 1928, até Mafrense, outro vilarejo e já no Piauí. Em 1936 a Acauã e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali. Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador por Juazeiro tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos para pegar o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e aí os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de se chegar a Teresina pela Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Empresa deve apresentar modelo de rompimento de parede de barragem em Jacobina (BA)

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Pablo Almeida, recomendou à…