Reservatórios: Grupo busca alternativa em caráter emergencial para o São Francisco

Os membros do Grupo de Trabalho (GT) instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) para apresentar sugestões à proposta de resolução da Agência Nacional de Águas (ANA), a qual versa sobre as condições para a operação do Sistema Hídrico do rio São Francisco, se reuniram em um hotel. O grupo é formado pela Diretoria Executiva do Comitê e consultores convidados.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, iniciou a reunião com a apresentação de um resumo sobre a proposta da agência federal, na qual constam questões como volume útil dos reservatórios, que em Sobradinho chegou a 8%, estabelecendo limite para a curva de segurança operativa e limites para as vazões mínimas médias diárias a serem liberadas pelos reservatórios, entre outras.

“Nós do Comitê temos defendido junto à ANA a definição de um critério claro de operação dos reservatórios. Essa é a alternativa para sair desse cenário de caráter emergencial, que é o argumento utilizado pela agência federal para reduzir as vazões, daí surgiu essa proposta da resolução. Diante disso, também iremos apresentar nossas propostas em favor do São Francisco”, resumiu Miranda.

Fechado para comentários

Veja também

Inédito: Papa lava exclusivamente pés de 12 mulheres em presídio

O papa Francisco, sensível ao universo carcerário, lavou os pés de 12 mulheres detidas em …