Representante do Sistema Uber não compareceu a Audiência Pública realizada em Juazeiro (BA)

A Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou na quinta-feira (28), Audiência Pública para discutir Transporte Alternativo, taxi, moto-taxistas, o aplicativo Uber e entrada deste sistema em Juazeiro. Presidida pelo vereador Alex Tanuri (PSL), a Audiência foi requerida pelo vereador Charles Leal (PDT).

O evento contou com a participação de representantes das classes de taxistas e moto-taxistas e dos poderes executivos das duas cidades, além da Policia Militar e Civil da Bahia. O Representante do Sistema Uber não compareceu a Audiência Pública.

Durante a abertura, o Alex Tanuri, destacou o papel da Câmara em discutir com a sociedade temas e questões relevantes. “Esta audiência é para se discutir pontos importantes para a comunidade de Juazeiro. Eu como presidente desta casa, estou aberto democraticamente para as discussões. Este é o pensamento de todos os 21 vereadores. Vamos discutir questões que são importantes para a sociedade tanto de Juazeiro quanto de Petrolina. Entendo que as duas cidades em alguns pontos como, por exemplo, mobilidade urbana, segurança, saúde uma precisa estar alinhada com a outra”, disse Alex Tanuri.

O Proponente, Charles Leal, explicou porque solicitou a Audiência. “Nós, preocupados com a chegada da Uber, porque esse sistema é uma realidade que está sendo implantada no Brasil e no mundo, mas nós temos uma classe, os taxistas e temos também os moto-taxistas. Nós estamos aqui representando verdadeiramente o povo de Juazeiro, eu quero que no final das contas, o povo é quem ganhe. Que tenham um transporte com segurança, com qualidade, com confiança, com visibilidade, identificação e, sobretudo, honre seu compromisso com impostos no município. E assim, nós propomos essa discussão”, destacou o vereador.

Ausência da Uber

Os representantes dos taxistas e moto-taxistas, em suas falas, enfatizaram a ausência do representante do aplicativo para a discussão da entrada do serviço na cidade. Charles Leal também chamou a atenção em seu discurso. “Eu esperei muito que o representante da Uber estivesse aqui para explanar. Essa era uma das questões mais importantes. Para tirar esta dúvida de todos nós, qual será a segurança que a Uber tem? Quem é a Uber? Qual a identificação do Uber? Por isso nós propormos essa audiência pública”, lamentou o vereador.

CSTT e AMMPLA

O diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Damião Medrado, colocou a instituição à disposição para discutir a situação do transporte alternativo de Juazeiro. “A CSTT também está preocupada em relação aos taxistas e moto-taxistas. Agente tem dado abertura para receber e discutir todas as dificuldades e reivindicações. A CSTT dá prioridade aos que estão legalizados, mas não devemos esquecer que a Uber é uma realidade no Brasil, apesar de ser ilegal”, disse Medrado.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal De Mobilidade (AMMPLA) de Petrolina, Geraldo Miranda, está disposto ao diálogo. “Em Petrolina eu tenho o diálogo franco, aberto e direto tanto com táxi e moto-táxi. Nós vamos propiciar os benefícios que forem possíveis para que a gente possa aprimorar, melhorar e botar o nosso sistema formal quer seja de táxi e moto-táxi em condições de competir, seja ele com Uber ou outro aplicativo”, disse.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco registra aumento de casos de dengue nos primeiros quatro meses do ano

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira (24/04)…