“Repensando o Papel da Universidade na Conjuntura Atual” será o tema da 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, de 26 a 28 de novembro, a 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) para apresentar os resultados das atividades acadêmicas desenvolvidas na instituição ao longo deste ano. O evento será realizado no Campus Juazeiro (BA) e reunirá estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação de todos os campi. Este ano, a Scientex terá como temática central “Repensando o Papel da Universidade na Conjuntura Atual”. O evento é aberto a toda a sociedade.

Promovida anualmente desde 2008, a Scientex representa a culminância das atividades realizadas pela comunidade acadêmica. Esta edição se propõe a refletir sobre o papel da universidade nos âmbitos do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, neste momento de contingenciamentos de recursos e de ataques às universidades, especialmente as públicas. A Scientex é realizada pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e Extensão (Proex), com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae).

A programação reúne nove mostras e jornadas, durante as quais serão apresentados 655 trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Nesta edição, haverá a 1ª Mostra do Programa de Residência Pedagógica, do qual participam estudantes dos quatro últimos períodos dos cursos de licenciatura ofertados pela Univasf. Também será realizada a 2ª Mostra de Inovação, organizada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à PRPPGI.

Durante o evento, serão realizadas também mesas redondas e rodas de conversa. A conferência de abertura, que acontecerá no dia 26, às 14h, será ministrada pelo reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Carlos Salles. Ele abordará a temática “Universidade: da essência aos novos caminhos”.

No dia 27, haverá diversas mesas redondas, uma das quais tratará das “Estratégias de fomento para pesquisa e extensão”, com a participação do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anderson Stevens Leonidas Gomes e da pró-reitora de Extensão da Univasf, Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira. Também será discutido o combate ao racismo por meio de uma educação antirracista na formação docente, na mesa redonda intitulada “Formação docente para uma educação antirracista”, que terá a presença da diretora de Relações Étnico-Raciais, Gênero e Direitos Humanos da PM-Juazeiro (BA), Luana Pereira Rodrigues, e da professora da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina Thaís Moya. Esta mesa será mediada pelo professor da Univasf Nilton Almeida de Araújo.

Pesquisa e inovação estarão em debate, no dia 28, na mesa redonda “Pesquisa, inovação e transferência: os papéis da universidade e da empresa”, que acontecerá às 10h. O assunto será discutido pelo professor da Univasf Helinando Pequeno de Oliveira e pelo coordenador técnico da Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Jayme Ribeiro. A programação da 12ª Scientex está disponível no site, mas ainda está sujeita a alterações.

Parte da programação desta Scientex será voltada aos docentes da Univasf e de instituições de ensino parceiras. Com este objetivo, a Coordenação Pedagógica e a Coordenação de Capacitação e Desempenho da Univasf promoverão o V Encontro de Práticas no Ensino Superior e o I Encontro de Culminância de Capacitação Docente – (ECCD).

A pró-reitora de Ensino da Univasf, Monica Tomé, ressalta que o foco desta Scientex é repensar a educação superior no âmbito do ensino, pesquisa e extensão e com este objetivo serão promovidas três conferências que irão contribuir para esta reflexão. “Essa temática é muito atual, tendo em vista o que está posto para a universidade pública com a sinalização do Estado para a redução no aporte de recursos públicos destinados às instituições de ensino superior, principalmente para a área de assistência estudantil. É preciso discutir essas questões, porque as universidades hoje têm um perfil diferente de estudantes, em que a maioria é de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e esses recursos são essenciais para mantê-las no ensino superior”, afirma.

Haverá transporte da Universidade para trazer os estudantes dos campi distantes da região sede para a 12ª Scientex. O evento disponibilizará alojamento, mas os discentes precisam trazer colchonete e roupa de cama e banho. A alimentação dos estudantes atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE) será realizada no Restaurante Universitário (RU), no grupo Prioridade 1 (P-1). A 12ª Scientex acontece com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Fechado para comentários

Veja também

Reflexão do dia

Meu Deus, meu Deus Por que me abandonastes? Meu Deus, meu Deus Por que me abandonastes? Ri…