“Repensando o Papel da Universidade na Conjuntura Atual” será o tema da 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Univasf

0

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, de 26 a 28 de novembro, a 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) para apresentar os resultados das atividades acadêmicas desenvolvidas na instituição ao longo deste ano. O evento será realizado no Campus Juazeiro (BA) e reunirá estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação de todos os campi. Este ano, a Scientex terá como temática central “Repensando o Papel da Universidade na Conjuntura Atual”. O evento é aberto a toda a sociedade.

Promovida anualmente desde 2008, a Scientex representa a culminância das atividades realizadas pela comunidade acadêmica. Esta edição se propõe a refletir sobre o papel da universidade nos âmbitos do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, neste momento de contingenciamentos de recursos e de ataques às universidades, especialmente as públicas. A Scientex é realizada pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e Extensão (Proex), com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae).

A programação reúne nove mostras e jornadas, durante as quais serão apresentados 655 trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Nesta edição, haverá a 1ª Mostra do Programa de Residência Pedagógica, do qual participam estudantes dos quatro últimos períodos dos cursos de licenciatura ofertados pela Univasf. Também será realizada a 2ª Mostra de Inovação, organizada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à PRPPGI.

Durante o evento, serão realizadas também mesas redondas e rodas de conversa. A conferência de abertura, que acontecerá no dia 26, às 14h, será ministrada pelo reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Carlos Salles. Ele abordará a temática “Universidade: da essência aos novos caminhos”.

No dia 27, haverá diversas mesas redondas, uma das quais tratará das “Estratégias de fomento para pesquisa e extensão”, com a participação do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anderson Stevens Leonidas Gomes e da pró-reitora de Extensão da Univasf, Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira. Também será discutido o combate ao racismo por meio de uma educação antirracista na formação docente, na mesa redonda intitulada “Formação docente para uma educação antirracista”, que terá a presença da diretora de Relações Étnico-Raciais, Gênero e Direitos Humanos da PM-Juazeiro (BA), Luana Pereira Rodrigues, e da professora da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Petrolina Thaís Moya. Esta mesa será mediada pelo professor da Univasf Nilton Almeida de Araújo.

Pesquisa e inovação estarão em debate, no dia 28, na mesa redonda “Pesquisa, inovação e transferência: os papéis da universidade e da empresa”, que acontecerá às 10h. O assunto será discutido pelo professor da Univasf Helinando Pequeno de Oliveira e pelo coordenador técnico da Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Jayme Ribeiro. A programação da 12ª Scientex está disponível no site, mas ainda está sujeita a alterações.

Parte da programação desta Scientex será voltada aos docentes da Univasf e de instituições de ensino parceiras. Com este objetivo, a Coordenação Pedagógica e a Coordenação de Capacitação e Desempenho da Univasf promoverão o V Encontro de Práticas no Ensino Superior e o I Encontro de Culminância de Capacitação Docente – (ECCD).

A pró-reitora de Ensino da Univasf, Monica Tomé, ressalta que o foco desta Scientex é repensar a educação superior no âmbito do ensino, pesquisa e extensão e com este objetivo serão promovidas três conferências que irão contribuir para esta reflexão. “Essa temática é muito atual, tendo em vista o que está posto para a universidade pública com a sinalização do Estado para a redução no aporte de recursos públicos destinados às instituições de ensino superior, principalmente para a área de assistência estudantil. É preciso discutir essas questões, porque as universidades hoje têm um perfil diferente de estudantes, em que a maioria é de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e esses recursos são essenciais para mantê-las no ensino superior”, afirma.

Haverá transporte da Universidade para trazer os estudantes dos campi distantes da região sede para a 12ª Scientex. O evento disponibilizará alojamento, mas os discentes precisam trazer colchonete e roupa de cama e banho. A alimentação dos estudantes atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE) será realizada no Restaurante Universitário (RU), no grupo Prioridade 1 (P-1). A 12ª Scientex acontece com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo ClimaTempo, esta segunda-feira (13) será de calor em Petrolina; não há possibilidade de chuva

O dia será de sol e calor nesta segunda-feira (13), em Petrolina (PE). A temperatura máxim…