Relator confirma condenação de Lula e indica pena maior de 12 anos e um mês: “julgamos fatos e não pessoas”

O revisor da apelação do processo em que o ex-presidente Lula é réu no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Leandro Paulsen, votou pela condenação do petista. Com isso, são dois votos pela manutenção da pena atribuída ao ex-presidente. Ainda falta o voto do desembargador Victor Laus, que é o mais velho dos três membros da 8ª Turma do Tribunal.

Em seu voto, Paulsen disse que a participação de Lula em desvios na Petrobras é “inequívoca”. “Há elementos de sobra a demonstrar que (Lula) concorreu para os crimes de modo livre e consciente, para viabilizar esses crimes e perpetuá-los”, disse.

Paulsen também falou sobre as irregularidades na Petrobras descobertas na Operação Lava Jato e com casos já julgados na Justiça. Ele citou em seu voto depoimento do delator Pedro Corrêa, assim como fez o relator, João Pedro Gebran Neto. Gebran optou por lembrar as dimensões do esquema na Petrobras antes de imputar crimes ao ex-presidente Lula.

Ele ainda citou no seu voto que integrantes do PT foram condenados no escândalo do mensalão, que incluiu, disse ele, “compra de apoio” político. Ele afirmou que mudaram os nomes dos envolvidos, como operadores e corrompidos, mas o sistema se manteve.

Reação

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, criticou o relator João Pedro Gebran Neto por passar “mais de uma hora defendendo o Moro”, seu “amigo”, e também por respaldar o polêmico Power Point apresentado pelo procurador Deltan Dallagnol no caso contra Lula. O momento, diz, é de “radicalização total do povo brasileiro”.

“Nós não podemos amolecer, temos que nos preparar para estar nas ruas”, afirma a senadora para a militância que acampa em Porto Alegre. Para pegar um voo rumo a São Paulo com uma comitiva petista, Gleisi adiantou seu discurso, seguido por uma ciranda com o Hino Nacional. Ela também questionou a ação contra Lula em suas redes sociais. (FolhaPress).

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE) recebe Congresso que aborda fortalecimento das gestões em Saúde de 184 cidades de Pernambuco

A cidade de Petrolina está sediando as discussões de saúde nos âmbitos Municipal, Estadual…