Reitoria da Univasf se reúne com senador Fernando Bezerra Coelho e prospecta investimento em projetos da instituição

0

Em reunião com o senador Fernando Bezerra Coelho, na segunda-feira (29), o reitor pro tempore da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Cesar Fagundes, discutiu sobre demandas orçamentárias e a possibilidade de aquisição de recursos para a instituição. Em pauta, a capacidade de investimento em áreas consideradas prioritárias, implantação de projetos de infraestrutura física e acadêmica, visando fomentar iniciativas de ensino, pesquisa e extensão nos campi instalados nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. O encontro ocorreu no Campus Sede, em Petrolina (PE) e contou com a participação de demais membros da equipe de gestão da Univasf.

De acordo com Fernando Bezerra Coelho, o próximo passo será a elaboração e encaminhamento de um relatório para o Ministério da Educação (MEC) que deverá ser apresentado em audiência ainda a ser agendada com o novo ministro da pasta. Segundo o senador, a expectativa é poder ajudar a Univasf nas demandas de melhoria de custeio, nas ações da universidade e programas de novos investimentos. “A nossa reunião com o professor Fagundes é no sentido de identificar as demandas que a universidade tem em Brasília, notadamente no Ministério da Educação para que ela possa tocar os seus projetos e atender às demandas da comunidade acadêmica não só no campus de Petrolina mas em todas as outras unidades da Univasf, na Bahia, no Piauí”, disse.

Conforme a Reitoria, a articulação com as lideranças políticas da região objetiva um conjunto de ações junto aos municípios onde a Univasf está presente e, prioritariamente, em Salgueiro (PE) para implantação do campus definitivo, atualmente instalado em sede provisória com a oferta de dois cursos de graduação, Engenharia de Produção e Ciência da Computação, abertos no ano passado com atividades letivas iniciadas no mês de agosto.

“Recebemos a visita do senador Fernando Bezerra Coelho na Reitoria da Univasf, onde nós conversamos da ajuda orçamentária e do campus de Salgueiro. Foi de grande importância a visita do senador e nós vamos dar continuidade a essa aproximação e também com os deputados aqui de Pernambuco, Bahia, Piauí e buscar esses recursos pra gente sanar a questão orçamentária e ampliar as reformas que a universidade tanto necessita”, projeta Paulo Cesar Fagundes.

Aprovada pelo Conselho Universitário (Conuni) em 2017, a unidade de Salgueiro é um dos sete campi da Univasf, sendo o terceiro aberto pela instituição em Pernambuco e o primeiro instalado em município do sertão central do Estado. Provisoriamente, o campus em Salgueiro ocupa parte das instalações da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc), mediante parceria firmada em 2019 entre as duas instituições de ensino e o município, após autorização do MEC para o respectivo funcionamento.

A parceria interinstitucional tem possibilitado aos estudantes, acesso a equipamentos acadêmicos, englobando quatro salas de aula, laboratórios de informática, laboratório multiuso, biblioteca infraestrutura administrativa de apoio e suporte à comunidade universitária e às atividades dos cursos. (Univasf)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também