Reforma Previdenciária dos servidores públicos que eleva alíquota para 14% gera polêmica na Câmara de Petrolina

A discussão sobre a Lei que Altera a Lei 1990, de 01/10/2007, que reestrutura o Regime Próprio de Previdência
Social do Município de Petrolina, que coloca alíquota de 14% gerou discussão ente os vereadores da situação e oposição.

Alguns colocaram que o projeto prejudicará o servidor e a pauta partiu para questões políticas, sendo citado o exemplo de deputados de Pernambuco que aprovaram, na segunda-feira (16), a nova Previdência dos servidores públicos estaduais, em segunda votação, onde os parlamentares elevaram de 13,5% para 14% a alíquota de contribuição previdenciária.

“Nós não queremos tirar o dinheiro do servidor aposentado, mas vejo parte da oposição fazer um charme político e isso fica feio fazer colocações que muitos não sabem, vocês do PT não passaram para eles que os deputados do partido votaram a favor da alíquota”, disparou o líder do governo Aero Cruz.

O vereador Paulo Valgueiro disparou ao afirmar que não houve discussão ampla sobre a alíquota progressiva com o sindicato dos servidores e chamou a reforma previdenciária de “pacote de maldades”.

A vereadora Cristina Costa mencionou que só votaria a favor do projeto se fosse retirado o pensionista e o aposentado da matéria, mas a maioria aprovou a matéria.

Ainda no calor da discussão, a petista e o vereador Alvorlande Cruz trocaram farpas diante das informações do projeto.

“Alguns deputados do PT votaram e estão pousando aqui de santos, a vereadora não sabe ler e não consegue parar de mentir, nesta casa”, disparou Alvorlande ao citar que “alguém roubou o dinheiro do servidor, e Cristina Costa rebateu: “respeite, pois você não tem moral e autonomia, respeite o servidor público”.

O texto aprovado também implementa o sistema complementar de Previdência, chamado de Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do município, para os profissionais que vão integrar o quadro efetivo do município. Petrolina tem 5.534 servidores ativos e cerca de 2 mil servidores inativos.

Fechado para comentários

Veja também

Marinha divulga edital de concurso público para o curso de oficiais

As  inscrições para o concurso público de admissão à Escola Naval em 2024 (CPAEN/2024) da …