Quem descumprir decreto da pandemia em Pernambuco pode ser detido e pagar multa, diz SDS

Todos os 184 municípios de Pernambuco entram, nesta quinta-feira (18), em quarentena rígida para conter a piora da pandemia de Covid-19.

Para garantir o cumprimento de decreto estadual, as forças de segurança do Estado serão reforçadas com efetivo extra.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), 4.990 postos de trabalho estarão em ação para fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias.

O efetivo também será responsável por orientar a população sobre o uso da máscara o distanciamento social.

Ainda haverá vigilância de espaços com restrições de uso e circulação e inspeção em comércios e outros tipos estabelecimentos.

Dos 4.990 postos de trabalho, 2.907 são de policiais militares, 1.324 são de bombeiros militares, 607 de são policiais civis e 142 são lotados na SDS-PE.

Para garantir o incremento, que atuará em regime de jornada extra, o Governo de Pernambuco investirá pouco mais de R$ 1 milhão.

“Esse efetivo é o incremento empregado nessas ações sanitárias, dedicados à Operação Quarentena. Além desses quase 5 mil servidores, temos os profissionais das unidades de área e especializadas, dividindo as fiscalizações sanitárias com a atuação de prevenção e repressão à violência, e dos demais órgãos públicos reunidos no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), já ativado. Nas 24 horas do dia, as operativas, guardas municipais, diretorias municipais de controle urbano, Procon, vigilâncias sanitárias e outros órgãos somam esforços na tentativa de desacelerar a transmissão do coronavírus”, explica o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

De acordo com a SDS-PE, infringir determinação do Poder Público para impedir disseminação de doença contagiosa pode gerar a detenção de um mês a um ano, além de multa.

Desde o dia 26 de fevereiro, quando se intensificaram as restrições de convívio social no Estado, 162 pessoas foram conduzidas para delegacias.

Nesse período, foram feitas 53.416 intervenções no território pernambucano, com 36.690 pessoas orientadas e 9.274 estabelecimentos fiscalizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Guarda Civil Municipal prende homem em flagrante por agressão à mulher nas Palhinhas em Petrolina (PE)

Os agentes da ROMU da Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina prenderam um homem, em fla…