Quase 10 mi não sabem que foram contaminadas pelo HIV, diz UNAids

1

Dados divulgados nesta quinta-feira (22) pela UNAids apontaram que 75% das pessoas que vivem com o vírus do HIV não sabem que estão contaminados. O número corresponde a 9,4 milhões de pessoas. No Brasil, a estimativa é de que a taxa de contaminados que desconhecem a situação é de cerca de 15% do total da população com o vírus da doença.

De acordo com o Estadão, mesmo com o grande número de pessoas contaminadas, a luta contra a doença está mostrando resultados. Em 2015, 17 milhões de pessoas tinham acesso à terapia. Já em 2017, o número subiu para 21,7 milhões.

Para o diretor-executivo da UNAids, Michel Sidibé, os números mostram que “o tratamento está funcionando” e que a comunidade internacional da sinais de estar conseguindo manter o vírus sob controle.

A UNAids defende que o teste de aids seja um “direito humano básico” e pede que governos se comprometam a eliminar as barreiras, garantir confidencialidade, serviços de tratamento e integrar os testes a exames de rotina no serviço público.

1 Comentário

  1. Suely Loirinha

    23 de janeiro de 2019 em 08:24

    È uma pena que em pleno seculo 21 as pessoas ainda fazem sexo sem camisinha, pessoas que acham que nunca vão se infectar, pois confiam em seus parceiros. Por outro lado com os remedios muitos acreditam que não passam mais o virus e acabam ou parando de tomar os remedios ou não se cuidam mais e acabam passando para outras pessoas. A melhor forma de acabar de vez com isso é a prevenção, mais acredito que estamos longe desta meta.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Confirmada morte de bebê por coqueluche em Pernambuco

Um bebê com pouco mais de três meses de idade morreu vítima de coqueluche em Igarassu, na …