Projeto que traça perfil de jurados petrolinenses avança mais uma etapa

A 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Petrolina encerrou mais uma etapa do projeto de elaboração do perfil dos jurados petrolinense. Cinco meses após o início da ação, foi concluído o levantamento dos dados coletados e realizada a contagem da pesquisa. Agora, as respostas serão utilizadas na elaboração de gráficos estatísticos do perfil do grupo de jurados do município.

As pesquisas foram realizadas com três Conselhos de Sentença que atuaram no Mutirão do Júri, em novembro de 2017. Cada um deles recebeu um questionário de 42 perguntas e encaminharam a resposta, sem se identificar. Segundo o promotor de Justiça Fernando Della Latta, a medida teve o escopo de “assegurar retornos sem o receio do jurado ter sua forma de pensar exposta ao público”.

Ao todo, 75 questionários foram encaminhados aos jurados titulares, em dezembro de 2017, com perguntas como: “você acha que a competência do júri deve ser ampliada?” e “como você interpreta o silêncio do réu?”. Destes, 55 foram respondidos e devolvidos para a Promotoria, entre os meses de janeiro e abril.

Na próxima e última etapa, os dados colhidos serão enviados ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (Caop Criminal) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para inserção em banco de dados e publicação de gráficos estatísticos do perfil do grupo de jurados de Petrolina.

“Esses dados serão importantes para a aferição de tendências de julgamento. Esperamos que essa iniciativa funcione como instrumento indutor em outras regiões, para conhecermos as diferenças de perfis no próprio Estado de Pernambuco”, finalizou Della Latta.

Fechado para comentários

Veja também

Desemprego sobe pelo segundo mês seguido e atinge 8,5 milhões de brasileiros em fevereiro

A taxa de desemprego no Brasil subiu pelo segundo mês seguido e chegou a 7,8% no trimestre…