Projeto ‘Parto Adequado’ chega ao 4º ano com resultados surpreendentes

Valorizar o parto vaginal fisiológico e seguro, reduzindo o percentual de cesarianas sem indicação clínica. Está é a principal proposta do projeto ‘Parto Adequado’, que a Unimed Vale do São Francisco, adotou desde 2017 e vem colocando em prática com ótimos resultados para mamães e bebês.

Fruto de uma iniciativa em conjunto com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), o projeto tem o apoio do Ministério da Saúde e conta com médicos obstetras, pediatras e equipe da enfermagem obstétrica do Hospital Unimed de Petrolina (HUP).

De acordo com a médica obstetra responsável pelo projeto, Amanda Viana, as mamães e os bebês recebem todos os cuidados adequados no hospital (HUP). A proposta reduz riscos de infecção, hemorragia, reação anestésica, trombose e outras complicações pós parto que envolvem uma recuperação cirúrgica mais prolongada; e para o recém- nascido: menor risco de complicações respiratórias, internamento em berçário e dificuldade de sucção.

“Contamos ainda com sala PPP (Pré, Parto e Pós) que oferece ambiente acolhedor para o parto, com métodos não farmacológicos para alívio da dor, tais como iluminação ambiente, bola, espaldar, banqueta, banho quente, entre outros”, ressaltou.

Além do ‘Parto Adequado’, a Unimed Vale do São Francisco desenvolve também outros projetos de apoio às gestantes e mães que pensam em engravidar. O programa ‘Mamãe Consciente’, por exemplo, promove a saúde prevenindo complicações relacionadas à gestação. Orientando sobre assuntos relevantes que envolvem a gravidez, parto, pós parto e primeiro ano de vida do bebê com acompanhamento de enfermeira obstetra e nutricionista, telemonitoramento em saúde materno infantil, oficinas e palestras com equipe multiprofissional.

Outra iniciativa bem avaliada é o programa ‘Crescer Bem’ que possibilita o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança reforçando a assistência na promoção da saúde, prevenção, diagnóstico precoce e recuperação dos agravos à saúde, desde o nascimento da criança até 07 anos de idade com uma equipe multiprofissional. (ascom)

Fechado para comentários

Veja também

Eleições 2024: PDT oficializa apoio a Simão Durando em Petrolina-PE

Uma reunião na sede do Partido Democrático Trabalhista (PDT), no Recife, oficializou o apo…