Projeto ‘Em dia com o Diabetes’ promove prevenção e conscientização em Petrolina – PE

Um dia dedicado à saúde, prevenção e conscientização das pessoas. Foi realizado em Petrolina – PE no último sábado (23) o projeto ‘Em dia com o Diabetes’. A Unimed Vale do São Francisco reuniu no espaço “Viver Bem”, desde as primeiras horas da manhã, uma equipe de endocrinologistas, oftalmologistas, nutricionista e educador físico para um check – up completo, além de avaliação podal e exames laboratoriais para beneficiários e pessoas não inseridas no programa ‘Viver Bem’.

De acordo com a gerente da Promo Prev, Luciana Mendonça, a iniciativa promoveu uma série de cuidados, incentivando pessoas com diabetes a prevenir o avanço de complicações através de informações sobre uma alimentação saudável, exercícios e orientações de profissionais especializados.
“Esse momento é muito importante, pois reunimos de uma única vez todos os profissionais necessários para uma avaliação criteriosa. Os beneficiários tiveram a oportunidade de fazer, por exemplo, o exame fundo de olho com oftalmologista, tirar dúvidas com a nossa nutricionista, exercício com o preparador físico e realizar uma avaliação com o nosso grupo especializado de enfermagem”, explicou.

A gerente ainda afirmou que a ideia foi expandir o projeto para alcançar mais pessoas com diabetes que necessitam de orientações diárias de como se prevenir para não ter complicações com a doença.

“Nossa avaliação desta terceira edição é a melhor possível, principalmente por que o projeto além de alertar os beneficiários sobre os cuidados com o diabetes, atualiza os exames que podem evitar consequências graves como doenças cardíacas, renais e AVC”, concluiu.

Para o professor de Geografia, Robert Newman Lopes da Costa, que possui diabetes tipo 1, a programação do dia não poderia ter sido melhor. “É importante ter projetos assim. Recebi orientações relevantes de como se prevenir com alimentação diária, pois nos alimentamos de produtos inadequados sem ter conhecimento”, ressaltou.

A comerciária Zilda Cléa, que tem diabetes tipo 2 e participou pela primeira vez do projeto, também destacou a importância da prática de exercícios em comunhão com uma alimentação correta.”Tudo que vivi aqui hoje, incluindo as consultas, exames e o volume de informações adquiridas vão me ajudar, e muito, a lidar com o diabetes”.

O “Espaço Viver Bem” foi criado em 2016 e tem o objetivo de promover a saúde e prevenir complicações em grupos de risco, doenças crônicas, gestantes e idosos, por meio de medidas educativas quanto à mudança de hábitos e controle dos parâmetros clínicos para uma vida saudável.

Fechado para comentários

Veja também

Católicos e ortodoxos podem reunificar a data da Páscoa e torná-la “fixa” em 2025; entenda

Entra ano, sai ano e fica a pergunta: quando caem os feriados móveis de carnaval, Páscoa e…