Profissionais de Educação Física de Pernambuco serão homenageados com a Honraria Manoel José Gomes Tubino

O Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE) e o Prof. Ismael Marques (CREF 007121-G/PE), receberão no dia 14/12/21, a honraria que é a mais alta condecoração do Congresso Nacional na área. A premiação é uma homenagem aos Profissionais de Educação Física que são referência no Brasil

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realiza no dia 14/12/2021 no Salão Nobre, a solenidade de entrega da Honraria Manoel José Gomes Tubino, a mais alta condecoração do Congresso Nacional na área. A premiação é uma homenagem aos Profissionais de Educação Física que são referência na profissão.

Pela primeira vez na história, Pernambuco será contemplado, e em dose dupla, com os professores, Lúcio Beltrão (Presidente do CREF12/PE), e Ismael Marques (Formado na UniFBV, na época FBV, em Bacharelado em Educação Física, e pós-graduado em fisiologia aplicada às atividades físicas).

LÚCIO BELTRÃO – É graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (UPE). Cursou Bacharelado em Direito na Uninassau com bolsa de 100% por ser atleta de Karate. É advogado (OAB/PE 31.199). Fez 04 pós-graduações: Direito Civil e Processo Civil; Educação Física Escolar; Direito Público e Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Aprovações em todos os concursos que prestou. Atualmente é servidor público da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e do Governo de Pernambuco

Lúcio começou a treinar karate aos 6 anos de idade, foi atleta da seleção brasileira de karate e um dos faixas pretas mais novos do Brasil (com 11 anos de idade). É um dos atletas mais vitoriosos de Pernambuco. É o único homem do Brasil a sagrar-se campeão brasileiro de Kata (luta imaginária) e Kumite (combate) no mesmo evento. O Prof. Lúcio Beltrão também é o recordista (invicto) de títulos pernambucanos. Ele disputou 18 campeonatos pernambucanos e foi campeão em todos os 18 anos no kumite. No kata foram 16 títulos e 2 vice-campeonatos. Foi presidente da Federação Pernambucana de Karate (FPK).

Presidente do CREF12/PE desde abril de 2019. Eleito em 2018 (maior votação do Brasil) com 75% dos votos. Presidente de CREF mais jovem do Brasil. Desenvolve um trabalho inovador, diferenciado e impactante que é exemplo para todo o país.

“Dedico esta honraria à minha família, professores e amigos das artes marciais, dos esportes, da educação física e, claro, todos que fazem o CREF de Pernambuco, estudantes e profissionais de educação física, Instituições de Ensino Superior (IES), empresários e funcionários. Muito obrigado a cada um que me ajudou, apoiou, incentivou e orientou nesta jornada para que eu pudesse diariamente ser mais resiliente. Estou muito feliz! É gratificante demais ser reconhecido pelo trabalho respeitoso, sério, democrático, ético, disruptivo, transparente e responsável que realizamos em todos os locais que passamos. Receber uma premiação como esta, na Câmara dos Deputados, a partir da indicação do Deputado Federal Felipe Carreras, que é o parlamentar, de todo o Brasil, que mais trabalha pela educação física e pelo esporte, é ainda mais recompensador. Toda homenagem, todo reconhecimento é motivador, mas esta láurea tem um peso extra, por ser um prêmio nacional e pelo nome do Prof. Tubino, um símbolo da educação física. Sou só agradecimentos. Gratidão me define. Estou ainda mais animado a continuar trabalhando e fazendo a diferença na vida das pessoas.” falou o Prof. Lúcio Beltrão.

ISMAEL MARQUES – Desde os 16 anos está envolvido com o atletismo, onde foi atleta e e participava de competições estaduais e regionais. Há 6 anos virou treinador após se formar na UniFBV, na época FBV, em Bacharelado em Educação Física. É pós-graduado em fisiologia aplicada às atividades físicas. Faz parte do Time Pernambuco, da Seleção Brasileira de Atletismo Paralímpico nas Paralimpíadas de Tóquio e também nos Jogos Parapanamericanos de Lima, em 2019. Logo no ano de estreia como técnico, Ismael começou a treinar a atleta paraolímpica Ana Claúdia Silva, que foi campeã brasileira, bronze nos 100 metros rasos no mundial do Catar e disputou seus primeiros jogos paralímpicos, no Rio, 2016. Atualmente ela está entre as melhores do mundo.

SOBRE A HONRARIA – Manoel José Gomes Tubino (1939-2008) foi presidente da Federação Internacional de Educação Física e do Conselho Nacional de Desportos. Doutor em Educação Física e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foi secretário de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação. É considerado ícone na propagação da educação física como inclusão social. Em seu nome, são homenageados profissionais de educação física que se dedicam a promover o esporte e a atividade física como instrumento de socialização e promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Moradores pedem solução para falta de iluminação pública no Portal da Cidade

A falta de manutenção na iluminação pública tem deixado os moradores da rua do Piano, no b…