Professores de universidades e escolas de Pernambuco vão parar nesta sexta (14) para participar da Greve Geral

Os professores das universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vão parar as atividades nesta sexta-feira (14) e aderiram à Greve Geral convocada em todo o país.

O presidente da Adufepe, Edeson Siqueira, afirmou que a mobilização será a continuidade de uma série de articulações em defesa da universidade pública e da educação. “Deliberamos em assembleia a paralisação no dia 15 de maio e, devido à grande mobilização, os estudantes chamaram um outro movimento para o dia 30 de maio, que foi exitoso. Agora, vamos fazer uma paralisação não somente com a pauta da educação, mas também contra a reforma da Previdência”, afirmou.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe) também convocou os professores da UFRPE para participar da Greve Geral. “Convidamos todos para se somar à luta em defesa da Previdência, contra os cortes e pelos empregos. O Brasil precisa gerar emprego e renda”, disse a presidente da Aduferpe, Erika Suruagy. Oficialmente, haverá atividades na instituição, mas, devido à convocação, a UFRPE deve ficar esvaziada.

O Sindicato dos Servidores dos Institutos Federais de Pernambuco (SindsIFPE) também confirmou participação no ato.

Os professores da Universidade de Pernambuco (UPE) confirmaram a adesão da categoria à Greve Geral. Estudantes e servidores também devem parar. A mobilização nacional está sendo construída por sindicatos de diversas categorias. O objetivo dos organizadores é que, nesta sexta, diversos os locais de trabalho, comércio e repartições públicas sejam paralisados.

Escolas

As escolas pernambucanas também devem ficar esvaziadas nesta sexta. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) convocou os professores da rede estadual de ensino a participarem da Greve Geral.

Existe a expectativa também de paralisação nas unidades de ensino da rede particular. “Os professores e as professoras do setor privado, em assembleia convocada pelo Sinpro Pernambuco, deliberaram favoravelmente à participação da categoria na Greve Geral, do dia 14 de junho”, informou o Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco (Sinpro-PE).

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco registra aumento de casos de dengue nos primeiros quatro meses do ano

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira (24/04)…