Produção de sementes de espécies nativas da Caatinga será tema de palestra

0

especies

Mais uma vez os produtores rurais que participam do programa das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s) em Petrolina, sertão do estado, estarão reunidos com o objetivo de participarem da palestra intitulada “Produção, coleta de sementes, armazenamento e replantio de mudas de Caatinga”. O evento acontece nesta segunda (08), durante o período da manhã, na sala de reuniões da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). A palestra será proferida pelo Engenheiro Florestal Ivan Ighor da Silva.

Esta é a sexta palestra que os membros das Unidades de Conservação participam este ano. Na verdade, existe um calendário de encontros que acontecem mensalmente  e que têm como proposta permitir um intercâmbio de informações  e experiências entre os próprios produtores rurais; além de possibilitar com que eles tenham acesso a novos conhecimentos e possam explorar corretamente as unidades de Caatinga, conservando sobretudo a fauna e flora do Bioma.

“Na realidade, participar das palestras é um dos requisitos para que estes produtores possam fazer parte do programa de Conservação da Caatinga do município de Petrolina. Desde que instituímos esse calendário, o comparecimento tem sido positivo e a maneira com que eles passam a direcionar suas atividades dentro do ecossistema, sem dúvida, ganha um plus a mais”, destaca o coordenador do programa das UCCA´s, Didi Cavalcanti.

O programa das UCCA´s foi instituído por lei em 2013 e saiu do papel há praticamente um ano. Nessa primeira etapa participam dez produtores de localidades do interior do município. São pessoas que recebem uma remuneração mensal como uma forma de incentivo à proteção da Caatinga. Estes membros do programa podem desenvolver atividades que gerem emprego e renda em suas unidades, mas devem ficar atentos à conservação da fauna e flora típicas do bioma.

“Levar conhecimento e possibilitar a troca de informações e experiências entre os produtores rurais não se constitui apenas em uma maneira de fortalecimento das UCCAS´s, mas também é um indicativo de cuidado com o Meio Ambiente. Reforçamos desta forma, nosso compromisso com esse programa municipal que é um marco no que diz respeito à conservação de um dos mais importantes ecossistemas do país, que é a Caatinga”, enfatiza a gestora da AMMA, Denise Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campanha reforça  que apenas médico oftalmologista pode realizar consultas,  exames e prescrever  receitas de óculos

A Associação dos Médicos Oftalmologistas do Médio São Francisco (AOVALE), realiza  uma cam…