Primeiro dia de revisão de catarata atende cerca de 500 pacientes em Juazeiro

0

saude

Foi iniciada na manhã desta terça-feira (12), na Orla 2 em Juazeiro, as revisões e acompanhamentos pós-operatório para as pessoas submetidas à cirurgia de catarata no Programa “Saúde Sem Fronteiras”, realizada no mês de novembro. O atendimento segue até próxima quinta-feira (14), das 6h às 17h.

As cirurgias que foram destinadas aos usuários do SUS com idade igual ou superior a 60 anos, beneficiaram centenas de pessoas, a exemplo do aposentado Damião Silva de 72 anos que reside no bairro Dom José Rodrigues. “Esperava ansioso por esse mutirão e graças a Deus operei meu olho direito e voltei a enxergar”, declarou. Já a moradora do bairro Piranga, Eterlvita Pereira, 67 anos, saiu satisfeita com o atendimento prestado. “Operei o olho esquerdo e agora a vista está bem melhor”, disse.

Para o aposentado Osvaldo Barbosa, de 68 anos, morador da Rua Perpetua Socorro, no centro da cidade, ter passado pelo tratamento cirúrgico foi muito importante. “Gosto muito de ler a bíblia e tinha dificuldades. Passei pela cirurgia para a retirada da catarata no meu olho direito. Graça a Deus está tudo bem e estou enxergando melhor”, relatou.

O Superintendente de Regulação, Mário Machado ressaltou a importância da revisão. “É um procedimento importante pra que tudo ocorra bem com a visão do paciente operado e a Secretaria de Juazeiro está mais uma vez dando total apoio. É importante lembrar que no receituário dos pacientes consta a data em que devem se apresentar para a revisão pós-operatória. O paciente deve apresentar o documento de identidade (RG) e a solicitação do retorno que foi entregue após a cirurgia”, explicou Machado.

Durante o programa Saúde Sem Fronteiras foram realizados mais de 16 mil procedimentos de catarata, sendo cinco mil atendimentos de triagem (1.500 cirurgias), 1.800 atendimentos de glaucoma (com a entrega de colírio para o controle da pressão ocular), 1.250 mamografias e 770 procedimentos odontológicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA): Corpo em estado de decomposição é encontrado na zona rural

O corpo de uma pessoa, sem identificação até o momento, foi encontrado na manhã desta segu…