Prevenção do câncer de mama: praticantes de canoagem realizam primeira Remada Rosa no Rio São Francisco entre Petrolina e Juazeiro

No próximo sábado (29), cerca de 20 mulheres irão remar nas águas do Rio São Francisco, entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), com o objetivo de destacar a prevenção do câncer de mama. A primeira edição da Remada Rosa será realizada a partir da 10h, no percurso compreendido entre a Orla de Petrolina, passando pela Orla de Juazeiro e terminando no Iate Clube de Petrolina.

A iniciativa é da Opará Karrankas VA’A, primeira escola de canoagem especializada em aulas, passeios e treinamentos corporativos em Canoas Havaianas do Vale do São Francisco.

“O grande objetivo da primeira Remada Rosa é levar uma mensagem de prevenção e, acima de tudo, de superação e esperança, demonstrando que mulheres que passaram pelo tratamento de câncer de mama podem sim, desfrutar de uma vida ativa, saudável e plena”, destacou a organização do evento.

Estudos em medicina de esporte já apontaram que o movimento cíclico e repetitivo da prática do remo em Canoas Havaianas é uma excelente reabilitação para as pacientes mastectomizadas (que passaram por cirurgia de retirada da mama). A prática ativa da canoagemem em Canoas Havaianas, além de prevenir, se destina a diminuir o linfedema, fortalecer os membros superiores do corpo, e, ainda, possibilita benefícios psicológicos, emocionais e também enriquece a autoestima, que frequentemente é perdida após a mastectomia.

Fechado para comentários

Veja também

PRF em Pernambuco segue com campanha de arrecadação de donativos para o Rio Grande do Sul

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco segue até o próximo dia 21 de maio com a …