Presidente do Constesf assina convênio com governo do estado para realizar regularização fundiária no Território do São Francisco

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Durante a VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que está acontecendo em Salvador, o presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, assinou um termo, junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), para a execução de ações de regularização fundiária de propriedades rurais em 10 municípios do norte baiano. A assinatura do convênio contou com a presença do secretário de desenvolvimento rural, Jerônimo Rodrigues, presidentes de consórcios públicos do estado, além de diversas lideranças políticas.

Através do convênio, o Constesf irá cadastrar gratuitamente cerca de dois mil agricultores familiares, garantindo-os o acesso à propriedade da terra que já habitam e tiram o seu sustento. Com as terras devidamente regularizadas, os produtores rurais terão mais acesso às políticas públicas dos governos estadual e federal, como o crédito fundiário.

Em sua fala, Luiz Vicente Berti salientou a importância do convênio para o fortalecimento do território. “Nós, como consórcios públicos do estado da Bahia, estamos passando pelo momento histórico de poder, através do nosso governador, proporcionar a tantas famílias a realização do sonho de finalmente serem donas das suas terras legalmente. Estamos dando um grande passo no desenvolvimento territorial no nosso estado”, destacou.

O Secretário, Jerônimo Rodrigues, aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA). “A FECBAHIA está trazendo para a gente a oportunidade de revolucionar com coisas básicas, com direitos mínimos, como o acesso a terra, a água e aos projetos de produção Isso é o mínimo, mas o mínimo que está engrandecendo a pauta da gente”, finalizou.

O início das ações para execução da regularização fundiárias, que atenderá todos os municípios do Território do São Francisco, está previsto para janeiro.

Fechado para comentários

Veja também

Energia desviada em Pernambuco em 2023 daria para abastecer a cidade de Olinda (PE) por seis meses

Ações de prevenção e combate a desvios de energia realizadas pela Neoenergia Pernambuco le…