Presidente da Facape apresenta demandas ao senador Fernando Bezerra Coelho e destaca atraso do Proupe

u

O atraso de três meses no repasse do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe) foi a pauta principal de uma reunião entre o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, e o senador Fernando Bezerra Coelho. Na condição de vice-presidente da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (Assiespe), o professor Remígio destacou a situação crítica de algumas autarquias que dependem diretamente do programa estadual.

De acordo com os números apresentados pelo vice-presidente da Assiespe, o débito do Governo do Estado com as 13 autarquias municipais já chega a quase R$ 6 milhões. Em Petrolina, a dívida com a Facape é de quase R$ 500 mil. Segundo o professor Remígio, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec) já informou que não haverá processo seletivo neste segundo semestre.

“Recebemos um comunicado da secretaria estadual informando que não haverá processo seletivo para concessão de novas bolsas. As 13 autarquias juntas possuem mais de 20 mil alunos e mais de mil professores. Muitos desses estudantes podem desistir dos seus cursos e docentes de algumas autarquias já estão com os salários atrasados”, destacou.

O senador mostrou-se preocupado com a situação e garantiu que irá entrar em contato com o próprio governador ainda esta semana. Para ele, é preciso dar continuidade ao Proupe, já que o programa também se trata de lei, instituída pelo ex-governador Eduardo Campos em 2011.

“O Proupe surgiu para melhorar e manter muitas dessas autarquias municipais. O programa ainda proporciona a mais de 10 mil jovens a oportunidade de ingressar no Ensino Superior. Ainda esta semana, iremos abordar o problema do repasse com os representantes das secretarias responsáveis, inclusive com o próprio governador”, disse.

Demandas

O presidente da Facape ainda apresentou ao parlamentar outras demandas da instituição, como os entraves do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), a aprovação de novos cursos junto ao Conselho Estadual e a ampliação da autarquia, com a construção de uma quadra poliesportiva e a reforma do auditório principal. Fernando Bezerra Coelho se colocou à disposição e garantiu esforços em busca de melhorias para a faculdade.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Homem morto com tiro na nuca é encontrado carbonizado e com as pernas amarradas

Um corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição, em um matagal no Loteamento Ma…