Prefeitura vai restaurar monumentos turísticos de Juazeiro

indio

A Prefeitura de Juazeiro encaminhará nesta terça-feira (07) para restauração as cinco obras de arte do escultor Jota Mildes. Quatro dessas esculturas que retratam personagens culturais e históricos (de Juazeiro e da Bahia) terão que ser retiradas dos endereços para o reparo artístico. O serviço restaurador será executado pelo próprio autor das peças.

“São obras com proteção autoral por lei e qualquer modificação tem que passar pelas mãos de quem as construiu. Esses monumentos ajudam a compor a paisagem turística da cidade e por isso a história narrada por meio dessas imagens precisa ser preservada”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo juazeirense, Carlos Neiva.

Conforme o titular da Sedetur, a intervenção artística mais detalhada ocorrerá no monumento Índio Tamoquim, cuja estátua foi confeccionada em 1975, na denominada Praça do Índio, ou 2 de Julho, como consta nos documentos oficiais. “Haverá reposição do arco e flecha, conserto das partes quebradas nas mãos e no penacho da cabeça”, informa Neiva.

Os bustos dos ex-prefeitos juazeirenses Arnaldo Viera do Nascimento, exposto na Rua do Paraíso (bairro Santo Antonio), e de Durval Barbosa, fixado no pátio do Colégio Municipal Paulo VI (bairro Maria Goretti), além do busto do jornalista e político Simões Filho, que nomeia uma praça (no Centro), também passarão por consertos.

Apenas a estátua Lomanto Junior passará por reconstituição no próprio local. A imagem de corpo inteiro, construída em 1970, está no entroncamento da BR 407 na altura do bairro de mesmo nome do ex-governador baiano. Pela estimativa, o trabalho restaurador do artista Jota Mildes deve ser concluído ainda em julho, mês do aniversário de Juazeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA): São João dos Bairros promete forró e muita animação no Dom José Rodrigues, Brisa da Serra e outras comunidades neste fim de semana

A programação do São João dos Bairros de Juazeiro continua a todo vapor e, neste final de …