Prefeitura intensifica combate à aids através de testes rápidos em Petrolina

Para comemorar o “Dia Mundial de Combate à Aids ”, celebrado no dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Petrolina promove uma ação na próxima sexta-feira (30) com foco em orientações preventivas e na realização gratuita de testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Os testes, que serão realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Petrolina, acontecerão das 7h às 17h e serão feitos de forma rápida, gratuita e com total sigilo e discrição.  O resultado sai em cerca de 30 minutos.

Em Petrolina, entre janeiro e novembro de 2018 foram registrados 142 casos de HIV pelo CTA. Quando há a confirmação da doença, o paciente inicia o tratamento com antivirais de forma gratuita no Serviço de Assistência Especializada (SAE), num local anexo ao CTA.

“A gente convida a população para vir participar desta ação, que se constitui como uma forma importante de cuidado contra o vírus HIV. A aids é uma doença causada por esse vírus, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes.  Ainda não há cura, mas há tratamento com  medicamentos que reduzem a progressão da doença” explica Miguel Santos, Coordenador do CTA.

O CTA/ SAE está situado na Rua Joaquim Nabuco, S/N, em frente ao Hospital Dom Malan/IMIP. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mourão nega impeachment, mas defende ‘freios’ se presidente arriscar o país

O vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão (PRTB), falou sobre a possibilidade d…