Prefeitura de Petrolina (PE) e Ministério Público firmam parceria e adotam novo protocolo de denúncias contra maus tratos aos animais

Durante a pandemia, os registros de denúncias de maus-tratos a cães e gatos pela Ouvidoria Municipal tiveram aumento significativo. Diante disso, a Prefeitura de Petrolina e o Ministério Público convocaram para discussão do problema diversos órgãos para firmar uma parceria e adotar um novo protocolo de denúncias.

Uma força-tarefa foi firmada entre a OAB, a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. Dessa forma, ao suspeitar da ocorrência desses crimes, a população deve acionar a polícia ou a prefeitura.

Em casos de flagrante, agressão física ou dano psicológico ao animal, o cidadão deve entrar em contato imediatamente com a Polícia Militar, através de ligação pelo 190; (87) 99678-6360 e (87) 98877-2127 ou pelo WhatsApp: (87) 98814-7883.

Já a prefeitura deve ser contactada em casos de crimes mais brandos, como casos de negligências, não necessariamente, violentas ou intencionais. Como falta de supervisão; indiferença e/ou síndrome de acumulador. Em casos como esses, as denúncias devem ser encaminhadas através da Ouvidoria pelo 156 ou pelo site https://petrolina.pe.gov.br/petro-online/ouvidoria/ .

Depois de acionada, a prefeitura irá avaliar e posteriormente encaminhar equipes até o local. O acolhimento das denúncias e a averiguação são de responsabilidade da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) em parceria com os veterinários do CCZ.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE) receberá três novas ambulâncias do Samu, afirma Secretário de Saúde

A título de renovação de frotas, o município de Petrolina (PE) receberá três novas ambulân…