Prefeitura de Petrolina orienta como prevenir acidentes com animais peçonhentos

A chegada do verão, o aumento das temperaturas e as chuvas intermitentes, acabam se tornando o cenário ideal para reprodução dos escorpiões. Além desse animal, também é comum observar a presença de cobras, aranhas, lagartas e lacraias. Por isso, durante esse período, são registrados acidentes envolvendo animais peçonhentos. A fim de prevenir esses casos, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, recomenda que alguns cuidados sejam tomados.

Acidente com esses animais podem causar diversas reações como: vermelhidão, irritação local, bolhas e coceira. É importante que se procure um serviço de Saúde. Em Petrolina, em janeiro de 2024, foram registrados 31 casos de pessoas atacadas por animais peçonhentos, quase metade do número de registros no primeiro mês do ano passado. Durante todo o ano 2023, foram 481 casos, sendo 62 em janeiro.

Para se prevenir de acidentes com esses animais, é importante que a população mantenha sempre limpos os terrenos e quintais, evite o acúmulo de lixo e de entulhos, telhas, blocos e madeiras. Também é importante inspecionar roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, pano de chão e tapetes antes de usá-los.

Em caso de acidentes, a orientação é que a pessoa lave o local da picada com água e sabão e procure o Hospital Universitário (se for adulto) ou Hospital Dom Malan (se for criança) para que a equipe de saúde avalie a necessidade de aplicação ou não de soro, a depender da espécie do bicho. Se for possível, capture o animal ou tire uma foto para identificação no ato do atendimento hospitalar.

Fechado para comentários

Veja também

Polícia Federal investiga grupo que desviava dinheiro de merendas no Piauí

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Flashback para combater desv…