Prefeitura de Petrolina inicia mutirão que vai ofertar 2 mil cirurgias de catarata

Uma grande estrutura foi montada na Policlínica Municipal para receber centenas de pacientes que irão participar do mutirão de procedimentos oftalmológicos promovido pela Prefeitura de Petrolina. Nesta segunda-feira (4), o primeiro dia da triagem do mutirão foi iniciado e a meta é garantir mais de 2 mil cirurgias nos próximos dias. O objetivo da iniciativa é zerar a fila de espera para esse procedimento para tratamento de catarata, pterígio (“carne no olho”) entre outros.

A ação faz parte do maior pacote de investimentos em saúde dos últimos anos e foi acompanhada de perto pelo prefeito Simão Durando. A triagem acontece até a próxima sexta-feira (8). Para quem agendou a consulta e não conseguiu comparecer neste primeiro dia, poderá ser atendido durante este período. Já as cirurgias estão programadas para o período de 8 a 10 de dezembro na Policlínica do Hospital Universitário.

Para melhor atender os pacientes e seus familiares, cerca de 300 pessoas estão envolvidas na operacionalização. A prefeitura montou equipamentos na entrada da policlínica para acolher os pacientes com conforto.

O prefeito Simão Durando fez questão de conversar com os pacientes que estavam ansiosos aguardando o procedimento que devolverá a qualidade de vida. “Estou muito emocionado. Acompanhando de perto cada etapa dessa grande ação. Ouvir os relatos das pessoas que agora terão perspectiva de melhoria na qualidade de vida, não tem preço. É o que nos motiva a trabalhar todos os dias. Esse mutirão vai garantir um novo ritmo no atendimento às demandas que mais precisam. Com isso vamos conseguir alcançar a nossa meta que é eliminar a fila de espera para pacientes acima de 50 anos. Nosso compromisso é a garantia de acesso ao atendimento do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e, sobretudo, permitir às pessoas uma melhor qualidade de vida”, destaca o prefeito.

Dona Fátima Santos é moradora do bairro Antônio Cassimiro e elogiou a organização do evento. “Estou encantada com essa ação, com o atendimento, tudo muito organizado e ágil. Estão todos de parabéns”, ressaltou.

Fechado para comentários

Veja também

Sertão do São Francisco: Veja a previsão do tempo para a primeira sexta-feira de março

O mês de março começa com temperaturas mais amenas em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Ness…