Prefeitura de Juazeiro (BA) realiza série de formações preparatórias para prova que avalia qualidade da educação básica

A Prefeitura de Juazeiro (BA) está realizando uma série de formações continuadas preparatórias para a Avaliação Nacional da Educação Básica (Saeb), que acontece entre os dias 8 de novembro a 10 de dezembro.

A iniciativa é voltada para professores da Rede Municipal de Ensino, que atuam com 2º, 5º e 9º anos, e visa dar suporte pedagógico, também, para os profissionais recém-contratados e, oportunamente, preparar os estudantes para avaliação nacional. Os resultados da avaliação geram dados para o desenvolvimento de políticas educacionais brasileiras.

A programação virtual será realizada até o mês de novembro e visa atender mais de 300 professores da Rede Municipal. As formações são conduzidas pelos formadores da Escola de Formação de Educadores Parlim (Efep) e abordam as habilidades básicas e competências da prova Saeb, dentro dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

“Essa é uma avaliação importante para definir o índice de qualidade da Educação Básica de cada município brasileiro. Preparar os professores é investir nos estudantes e contribuir para a construção de um ensino de qualidade em Juazeiro”, destacou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.

Prova Saeb

Antes aplicada de forma bianual, a partir de 2021 a prova Saeb será aplicada anualmente, de acordo com a Portaria Nº 250/2021. O resultado da avaliação nacional é utilizado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e dessa forma, criar, monitorar e aprimorar políticas públicas para esse segmento. (ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco tem 191 casos da Covid-19 e sete óbitos em 24h

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (27), 191 casos da …