População de Pernambuco será obrigada a usar máscara ao sair às ruas

Uso de máscaras será obrigatório para funcionários que trabalham com atendimento ao público em Pernambuco. A decisão, publicada nesta quinta-feira (23) em um decreto estadual, abrange trabalhadores de estabelecimentos comerciais com funcionamento permitido e entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (27). Segundo o Governo do Estado, esse período é suficiente para que os estabelecimentos se adequem às orientações estaduais. O decreto também recomenda a utilização de máscaras para toda a população.

A determinação registra que as máscaras a serem utilizadas poderão ser industrializadas ou artesanais. “Estamos seguindo, em Pernambuco, a orientação já firmada pela Organização Mundial de Saúde em relação ao uso de máscaras de proteção, que são importantes para evitar que seu usuário contraia o vírus, mas também igualmente importantes para reduzir o alastramento da doença”, observou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

O uso de máscara, contudo, não substitui a principal estratégia contra o alastramento da doença: o isolamento social. “Sair de casa, só em casos de extrema necessidade e, nesses momentos, é importante redobrar os cuidados usando máscaras”, orientou o governador.

Com relação à confecção de máscaras e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no polo têxtil do Agreste, o governador salientou que foi aberta recentemente uma linha de crédito no valor de R$ 6 milhões para pequenas e micro empresas da região. “Já compramos um primeiro lote de 200 mil máscaras e agora vamos fazer uma nova encomenda, de mais um milhão de unidades. As primeiras unidades já chegaram e, a partir desta sexta-feira (24), iniciaremos a distribuição entre os servidores públicos de setores que permanecem com atendimento ao público”, afirmou Câmara. (Folha PE).

Fechado para comentários

Veja também

Municípios pernambucanos criticam reoneração da folha de pagamento das prefeituras

O 7° Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) teve início ontem com um …