Polícia Federal Alerta: Bandidos realizam falso agendamento para vacina da Covid-19 e clonam whatAspp para aplicar golpes

A Polícia Federal  alerta os usuários que tem conta no whatsapp para o perigo de terem a sua conta clonada ou sequestrada por bandidos que estão aproveitando o período de vacinação contra a Covid-19, para aplicar golpes financeiros através dos contatos da agenda telefônica.

Os criminosos estão entrando em contato com as vítimas e se apresentam como servidores do  Ministério da Saúde. Na oportunidade eles  realizam um  falso agendamento de vacinação para iniciar a campanha de imunização contra a covid-19, e acabam clonando o whatsapp da vítima.

Para aplicar o golpe os criminosos enviam um código  por mensagem via SMS para validar o “agendamento da vacina”,  e a vítima acaba  repassando o número recebido para os golpistas.

Com o código, os bandidos clonam o aplicativo de mensagens e passam a ter acesso a todas as conversas do usuário enganado e começam a pedir dinheiro para amigos e familiares que estão armazenados na agenda telefônica.

COMO SE PROTEGER DO GOLPE:

O MINISTÉRIO DA SAÚDE:
A) Liga sempre para as pessoas do número 136 ou 00136. Se receber ligação de qualquer outro número, desligue porque é golpe;
B) Não está realizando nenhum agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina;
C) Não pede o código para confirmação da pesquisa;
D) Não solicita dados pessoais ou doação em dinheiro;

O Ministério esclareceu que não há obrigação de cadastro prévio, seja no posto de saúde ou no acesso ao aplicativo Conecte-SUS Cidadão. A pessoa que for ser vacinada pode ser identificada e cadastrada na hora. O app facilita a identificação no momento de tomar a vacina. A intenção do governo federal é que a população possa agilizar a aplicação da vacina ao gerar um QR Code com suas informações. O Ministério afirma que quem não estiver cadastrado na base de dados da pasta será incluído no momento da vacinação utilizando seu CPF ou número do Cartão Nacional de Saúde, conhecido como cartão SUS. (Informações PF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Covid-19: Jogos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste acontecerão normalmente após Novo Decreto

Os jogos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste podem acontecer normalmente, mas…