Pfizer anuncia comprimido anticovid 89% eficaz para evitar hospitalização e morte

O laboratório Pfizer anunciou nesta sexta-feira (5) que um teste clínico sobre seu comprimido contra a Covid-19 mostrou alto índice de eficácia.

Esta é a segunda pílula anticovid anunciada, após o comprimido do laboratório americano Merck Sharp & Dohme (MSD), que na realidade é um medicamento contra gripe renomeado para combater o coronavírus.

A da Pfizer foi desenvolvida especificamente para lutar contra a Covid.

O medicamento, que tem o nome Paxlovid, conseguiu reduzir em 89% o risco de hospitalização ou morte entre os pacientes adultos com Covid-19 com elevado risco de desenvolver formas graves da doença, segundo a Pfizer.

Os resultados do teste clínico intermediário foram considerados tão bons que o laboratório americano informou que vai interromper os exames e enviará os dados para a Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos o mais rápido possível, como parte da “apresentação contínua” para obter a autorização de uso de emergência.

O diretor executivo da Pfizer, Albert Bourla, disse depois à CNN que espera que o pedido de autorização possa chegar “antes da Ação de Graças”, ou seja, antes de 25 de novembro.

“Já reservamos milhões de doses”, afirmou por sua vez o presidente Joe Biden em um discurso.

O tratamento constituirá “outra ferramenta em nossa caixa de ferramentas para proteger a população dos piores resultados da Covid-19”, afirmou.

“A notícia de hoje é uma mudança autêntica nos esforços globais para deter a devastação desta pandemia”, afirmou Albert Bourla.

“Estes dados sugerem que nosso candidato a antiviral oral, se aprovado ou autorizado pelas agências reguladoras, tem o potencial de salvar a vida dos pacientes, reduzir a gravidade das infecções por Covid-19 e eliminar até nove em cada 10 hospitalizações”, acrescentou.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Polícia desarticula local de processamento de cocaína e prende homem em Terra Nova 

Na terça-feira (14), a Polícia Militar desmontou um local que servia para tráfico de droga…