Petrolina: Workshop promovido pela equipe do Hospital Albert Einstein encerra nesta sexta (04)

0

‘Empreendedorismo’ e ‘criatividade’ são palavras que têm sido usadas com frequência por alguns estudantes, professores e profissionais de saúde vinculados à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e ao Hospital Universitário (HU-Univasf). Eles estão participando do 2º “Workshop Design Thinking para o SUS: inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde” e até o fim desta semana devem pensar soluções para problemas do sistema público de saúde brasileiro. A ação, que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), é promovida pela equipe do Hospital Albert Einstein (SP), com o apoio da Univasf e do HU-Univasf e está sendo realizada no Campus Sede da Universidade, em Petrolina (PE). O Workshop teve início na última segunda-feira (30) e vai acontecer até amanhã (4).

O método de Design Thinking visa unificar pontos de vistas de diferentes pessoas e áreas de conhecimento, para encontrar soluções inovadoras, valorizando o trabalho colaborativo e a empatia. A atividade, que tem a metodologia como base, é dividida em duas etapas. A primeira consiste na realização de dois workshops, nos quais os participantes devem criar protótipos inovadores com potencial para solucionar problemas do SUS. Já na segunda fase, serão selecionados dois discentes para vivenciar um período de imersão no Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo (SP), onde vão desenvolver os empreendimentos articulados por eles na etapa anterior. Os estudantes classificados terão direito a ajuda de custo mensal no valor de R$ 5.000,00, além de passagens de ida e volta custeadas pelo Programa.

O HU-Univasf foi selecionado pelo Ministério da Saúde e pelo Hospital Albert Einstein para participar do PROADI-SUS após uma pesquisa realizada com universidades e hospitais universitários das regiões Norte e Nordeste. Na análise, foi avaliado o desenvolvimento de novas tecnologias nas instituições desses locais. Assim, a equipe do Albert Einstein conheceu as técnicas desenvolvidas pelo HU, como um aplicativo de mensagens que informa os pacientes do centro médico sobre suas consultas, e, por fim, fez uma visita até o Hospital Universitário, para conhecer o espaço e conversar com a equipe local. A partir deste processo, foram selecionadas para participar do programa a Univasf e, também, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

(Ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Morre jornalista e apresentador Fernando Vanucci, aos 69 anos

O apresentador e jornalista Fernando Vannucci morreu aos 69 anos, em Barueri, na Grande Sã…