Petrolina: “vivemos uma situação de superlotação, mas a culpa não é da UPA ou do Dom Malan”, afirma Secretário de Saúde de Pernambuco

0

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan – unidades estaduais geridas pelo IMIP em Petrolina – receberam a visita do Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Ele esteve acompanhado de uma comitiva composta por representantes da VIII Regional de Saúde (VIII Geres), Central Interestadual de Regulação de Leitos (CRIL) e da própria SES-PE.

André Longo esteve na região cumprindo uma série de compromissos, que incluíram um encontro com o Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, visando a repactuação e melhoria da Rede de Saúde Pernambuco-Bahia (PEBA).

Segundo o secretário, os avanços beneficiarão diretamente unidades como a UPAE e o HDM, visto que a corresponsabilização dos municípios aumentará a oferta mínima de urgências e emergências clínicas, maternas e infantis.

“Nós vivemos uma situação hoje de superlotação. Mas, a culpa não está na UPA 24h ou no Dom Malan. Eles estão cumprindo bem o seu papel. Acontece que a rede de assistência à saúde não está funcionando de forma adequada. Nós precisamos de uma atenção primária melhor e que os municípios se solidarizem para que a gente possa mudar esse cenário”, destacou.

“Vamos trabalhar para realinhar e fortalecer a Rede PEBA, de forma que cheguem ao Dom Malan e à UPA apenas os casos que precisam chegar”, garantiu. A UPA 24h de Petrolina, por exemplo, é a que mais atende em Pernambuco e mesmo com esse número alto, em média, 89% da população garante que retornaria à unidade.

“Isso é prova de que o problema não está no serviço prestado. Ao contrário, dá um gosto danado ver essa UPAE funcionando. A gente percebe um cuidado grande com o equipamento público e isso nos orgulha muito”, afirmou.

Para os gestores das duas unidades a visita foi muito positiva. “É a primeira vez que André Longo vem à UPAE de Petrolina e nós já notamos um diálogo muito fácil com ele. Acredito que coisas boas virão”, ressaltou a coordenadora geral da UPAE, Grazziela Franklin. O superintendente do HDM, Etiel Lins, concordou: “Sem dúvida, essa aproximação beneficiará a todos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Josimara Cavalcanti garante conquistas para Dormentes durante visita de Paulo Câmara em Petrolina

Mostrando mais uma vez a sua grande força política, a prefeita de Dormentes, Josimara Cava…