Petrolina registra 116 casos de hanseníase

Com o tema ‘Você conhece a sua pele?’, a Secretaria de Saúde de Petrolina realizou neste mês de setembro a campanha de prevenção e combate a Hanseníase. Durante o período da campanha, aconteceram diversas atividades de busca ativa de casos suspeitos. No total, foram avaliadas 246 pessoas com 15 confirmações e 93 pacientes encaminhados para o programa PEP-hans (Profilaxia Pós Exposição), um projeto iniciado em 2016, com apoio do Ministério da Saúde (MS), que realiza a prevenção para as pessoas que tiveram contato com a doença.

A secretária executiva de vigilância em saúde, Marlene Leandro, ressaltou que apesar do encerramento da campanha, o trabalho de busca ativa continuará no município. “O trabalho de busca ativa vem sendo realizado desde o começo do ano em feiras de saúde, presídios, escolas e nas Unidades Básicas de Saúde, porém, o mês de setembro foi escolhido para intensificar e conscientizar a população, entretanto, vamos continuar com trabalho, visto que a situação da hanseníase em Petrolina é muito preocupante”, explicou a secretária.

Em 2015 foram diagnosticados na cidade 364 casos de hanseníase. Em 2016, foram 249. No período de janeiro a agosto de 2016 foram registrados 191 novos casos da doença. No mesmo período deste ano o número é de 116 casos de hanseníase.

Fechado para comentários

Veja também

Santuário da Serra da Santa recebe mutirão de limpeza em Petrolina (PE) para visita de fiéis na Sexta-Feira da Paixão

O Santuário de Serra da Santa, localizado a cerca de 25 km de distância do centro urbano d…