Petrolina recebe performance poética com Nelson Maca

Nesta sexta-feira (26), Petrolina (PE) recebe o poeta paranaense Nelson Maca, que apresentará a performance poética “Na rota da rima”, às 19h, na sala de dança do Sesc. A apresentação gratuita faz parte do Circuito de Oralidades do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc.

Em sua performance poética, Maca encena versos que exploram temas, formatos e ritmos da diáspora africana. Dialogando com elementos expressivos da música, do teatro, das artes plásticas e da indumentária negra. Objetiva e simbolicamente, explora narrativas históricas, reflete sobre as heranças da escravidão e explora relatos e figurações do candomblé, a exemplo da simbologia dos Orixás. Valoriza, ética e esteticamente, a luta contra o racismo, relevando reflexões políticas e raciais. Na Rota da Rima constrói um substrato em diálogo com a linguagem performada também nos elementos cênicos, sempre centrado no eixo da negritude. Preparada originalmente para o Arte da Palavra, trata-se de um espetáculo de forte identidade negro-baiana.

Paranaense radicado em Salvador, Nelson Maca é poeta e professor da Universidade Católica de Salvador (UCSal). É fundador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que realiza o Sarau Bem Black. É um dos organizadores do Encontro de Literatura Divergente, e da Balada Literária da Bahia. Lançou em 2015 o seu primeiro livro de poesia: Gramática da Ira. Ainda no segundo semestre deste ano deve lançar o livro de contos Relatos da Guerra Preta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo ClimaTempo, o dia terá períodos de céu nublado sem possibilidade de chuva em Petrolina

De acordo com a previsão do Instituto ClimaTempo, esta quarta-feira (21), será de sol com …