Petrolina (PE): Vereador Gilmar Santos manifesta indignação sobre abordagem de Guarda Municipal

O vereador Gilmar Santos (PT) manifestou por meio de uma nota pública, indignação diante da abordagem de um Guarda Civil Municipal a um homem na praça Dom Malan, no Centro de Petrolina (PE).

O caso ganhou repercussão após a publicação de um vídeo em que o guarda aparece dando um soco no homem.  A Prefeitura de Petrolina informou que afastará o servidor e que o caso será apurado.

Confira a nota do vereador Gilmar:

“NOTA PÚBLICA

O vereador Professor Gilmar Santos, junto ao Mandato Coletivo, vem expressar profunda indignação diante da ação violenta e absolutamente desnecessária por parte de um servidor da Guarda Municipal de Petrolina contra um cidadão no centro da cidade.

O nível de despreparo e covardia transforma quem deveria se comportar como servidor da segurança pública em agente propagador da violência e da barbárie. O agravamento da situação social do país e do município, consequentemente, tende a colocar a população pobre em níveis de conflitos, desespero e estresse ainda mais elevados.

Sabemos o quanto tudo isso recai sobre o serviço de agentes da segurança pública, muitas vezes cobrados a resolverem o que jamais irão conseguir isoladamente. Porém, não podemos aceitar atitudes violentas, truculentas e selvagens para resolver situações que exigem apenas diálogo, escuta e inteligência. Esse tipo de comportamento, além de intensificar o cenário de violência, prejudica o esforço de servidores que procuram realizar suas atividades com respeito à dignidade humana.

Temos cobrado e vamos continuar cobrando da Prefeitura de Petrolina maior investimento em formação para esses agentes, principalmente na área de direitos humanos.

Toda nossa solidariedade ao povo pobre, preto e periférico que sofre com tamanha truculência e barbaridade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Miguel Coelho se reúne com nova direção do PSC e formaliza aliança

O pré-candidato a governador Miguel Coelho se reuniu pela primeira vez com a nova direção …