Petrolina (PE) será a primeira cidade do nordeste a receber método para combater arboviroses

O município de Petrolina (PE), será a primeira cidade do nordeste a receber o método Wolbachia. A iniciativa consiste na liberação do Aedes aegypti com a bactéria  natural Wolbachia que  impede o mosquito a transmitir o vírus da dengue, zika e Chikungunya.

De acordo com  a Gerente de projetos da World Mosquito Program, responsável pela implementação em Petrolina,  essa  bactéria   não trás riscos à saúde humana e já vive em cerca de 60% dos insetos. Segundo Érica Canavitsas, quando a Wolbachia está no Aedes aegypti,  contribui para que o vírus  não se desenvolva bem dentro do mosquito, além de substituir  toda a população do Aedes aegypti  para reduzir os casos de infecção das doenças.

Érica afirmou que o projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)  em parceria com Ministério da Saúde e Governos Estaduais e Municipais  está selecionando biomas diferentes, e Petrolina, localizada no semiárido brasileiro,  foi  a primeira cidade do nordeste a receber o método.

“Os agentes de  combate a endemias do município estão sendo capacitados para iniciar as atividades de liberação e na sequência de monitoramento nos mosquitos (…) esse método é um aliado da população no combate a dengue, zika e Chikungunya e  todos os cuidados que nós já realizamos em nossa casa  e pela prefeitura tem que continuar”, disse.

Fechado para comentários

Veja também

Missa em ação de graças marca início da safra 2024 da Agrovale

A Agrovale, maior empresa produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia, deu iníc…