Petrolina (PE): Seminário de fruticultura reunirá cooperativas e parceiros nesta quarta-feira (20)

O Seminário de Fruticultura e Cooperativismo de Petrolina será realizado nesta quarta-feira (20), em Petrolina (PE). O evento tem como objetivo promover a discussão sobre as cadeias produtivas de frutas na Região do Vale do São Francisco e entender como a atuação cooperativa pode contribuir positivamente para o desenvolvimento e expansão da atividade no município. A palestra do seminário será realizada por Fernanda Geraldini, bacharel em Ciências dos Alimentos e especialista em Agronegócios pela Esalq/USP. O evento é uma realização do Sistema OCB/PE em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina.

Como parte da programação do seminário, será realizado, no mesmo dia, um café da manhã com lideranças locais para entender melhor as necessidades e os potenciais dos produtores da região. O potencial do cooperativismo na fruticultura de Petrolina destaca-se pela produção e exportação de uvas de mesa, que já são comercializadas em diversos países da América e da Europa. Entretanto, ainda há um grande potencial para gerar novas oportunidades.

“O propósito desse seminário é fortalecer a cadeia de cooperativas em Petrolina e seus cooperados, e, mais ainda, motivar e apoiar os produtores interessados em formar novas cooperativas para fortalecer o cooperativismo no Vale”, frisou Jailson Lira, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina.

Quando a atuação no mercado acontece de forma cooperativa, é possível reduzir custos e ampliar o alcance e as oportunidades para os produtores fazerem negócio. O cooperativismo é um modelo de negócio presente em todo o mundo e presente em diversos outros segmentos além do Agropecuário, como Saúde, Crédito. No Brasil, as
cooperativas são geridas pela lei 5.764/1971, que estabelece as normas e modo de funcionamento desses empreendimentos. O Sistema OCB é a entidade que fortalece, congrega e afirma legalmente todas as cooperativas brasileiras. “É um sistema que apoia desde a firmação até a manutenção das organizações do segmento em todo o País”, concluiu Jailson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Concessão da Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan será destinada à PRF em Petrolina (PE)

O Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco, Antônio Vital de Moraes Jún…