Petrolina (PE): Secretaria de Saúde destaca a importância do teste do pezinho em recém-nascidos

Nesta segunda-feira (6) é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, que tem como objetivo reforçar a importância da triagem neonatal. Em Petrolina, o teste é disponibilizado de forma gratuita na Unidade de Saúde Roza Maria Ribeiro, no bairro Gercino Coelho, e na Unidade de Saúde de Izacolândia, zona rural do município. Além desses locais, o Centro de Parto Normal também realiza o teste nos recém-nascidos.

O exame é feito todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h da manhã, e é considerado um dos mais importantes para se detectar possíveis problemas na saúde dos bebês. A médica obstetra e diretora do Centro de Parto Normal, Renata Teixeira, destaca a importância da realização do exame logo nos primeiros dias de vida do bebê. “A recomendação é que o procedimento seja feito entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido. Com uma picada no calcanhar, gotinhas de sangue são analisadas e podem detectar se a criança possui problemas genéticos, infecciosos ou metabólicos e o tratamento pode ser iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê”, explica.

Entre as doenças que podem ser detectadas, estão a fenilcetonúria, enfermidade congênita na qual o sistema digestivo do bebê não consegue digerir proteína que se encontra em ovos e carne, e quando não digerida, a proteína pode se tornar venenosa para o organismo. Hipotireoidismo congênito, fibrose cística e doença falciforme são os outros problemas que podem ser descobertos com o exame neonatal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Plantio de mudas dá início a projeto para recuperação da nascente do Munduri em Jaguarari (BA)

O plantio de mil mudas de árvores nativas da Caatinga, marcou no último sábado (02), no mu…