Petrolina (PE) registra uma das temperaturas mais quentes do ano nesta quinta-feira com 36ºC

Uma onda de calor atingiu a região central do Brasil nos últimos dias, fazendo com que mais de 50 cidades brasileiras registrassem as maiores temperaturas do ano até o momento. Marcado pelo clima quente, seco, e com baixas umidades, as temperaturas chegaram a ficar em torno de 36ºC em Petrolina, (PE), nesta quinta-feira (15), considerada até o momento a mais quente do ano.

A alta das temperaturas é provocada pela formação de uma massa de ar seco relacionada à falta de chuva. Os especialistas ainda explicam que a intensificação da massa de ar ocorre conforme os dias sem chuva se prolongam.

A meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, explica que a massa de ar quente surge a partir de um anticiclone, que é ocasionado devido ao bloqueio atmosférico característico do inverno. Ela acrescenta que a parte central do anticiclone está localizada na parte leste do Goiás, que abrange o Distrito Federal, Tocantins, Oeste da Bahia e Oeste de Minas.

“Isso faz com que as temperaturas estejam batendo, quase todos os dias, os maiores índices. Começou no domingo, que chegou a 34ºC, na segunda chegou a 34.2Cº, e ontem (terça-feira) chegou a 35ºC. Também estamos registrando umidades abaixo de 12%, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já é um nível emergencial”, explica.

 

Fechado para comentários

Veja também

Coluna Literária do Domingo

“Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para cor…