Petrolina (PE) realiza testes da Covid-19 em domicílio

Petrolina é referência na realização de testes para detecção da COVID-19, os investimentos realizados pela gestão municipal e a alta testagem têm detectado precocemente os casos suspeitos e/ou confirmados, possibilitando o isolamento e evitando a propagação do vírus. Os testes são realizados nas Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Convenções e em domicílio, exclusivamente, para idosos ou acamados.

Para a realização dos procedimentos, é necessário que um profissional de saúde da rede municipal faça a notificação. Quem recebeu a equipe da Secretaria de Saúde em casa e ficou muito satisfeita com o atendimento foi a moradora do bairro Loteamento Recife, Gildete Lima. Ela estava há cinco dias com sintomas gripais e acionou o serviço.

“Eu fui muito bem tratada, amei demais o serviço. Eles chegaram aqui, cuidaram de mim. São pessoas com sentimentos. A gente só tem que agradecer a Deus por esses anjos de esperança. Eu oro todos os dias por esses profissionais que vivem na linha de frente porque não é fácil”, destacou a idosa.

Testagem

O município oferece dois tipos de testagem. Os testes tipo Swab rápido são realizados durante o 3º e 7º dia de sintoma e o resultado sai com 20 minutos, ele é realizado a partir de amostras coletadas da região nasal. Já o teste de anticorpo é capaz de detectar a presença dos vírus até dez dias após o paciente apresentar o primeiro sintoma. Ele é feito de forma fácil e rápida, o sangue do paciente é coletado e em 10 minutos o resultado fica pronto.

Para a realização, o paciente deve se dirigir a Unidade Básica de Saúde de referência. Se os sintomas estiverem entre o 3° e 7° dia o paciente será encaminhado para a realização do teste no Centro de Convenções, mas se estiver com 10 dias de sintomas o exame será realizado na própria unidade de saúde onde será notificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Confira os polos para atender demandas da população em Dia D da Vacina contra a Covid-19 neste sábado (25)

Para atender as demandas foram programados os seguintes polos: Por meio de agendamento: Va…