Petrolina (PE) realiza primeiras cirurgias de fissura labial

A Prefeitura de Petrolina continua trabalhando para ofertar uma saúde de qualidade e perto da casa das pessoas. Desta vez, em uma ação inédita, o município iniciou as cirurgias para a correção de fissuras labiopalatinas, que são malformações congênitas caracterizadas pela descontinuidade das estruturas do lábio, palato ou ambos. Anteriormente, esses pacientes eram encaminhados para Recife. Até finalizar o tratamento, cada paciente precisava viajar, no mínimo, cinco vezes.

As cirurgias ocorreram na sexta-feira (29) e sábado (30). Nesse primeiro momento foram atendidos sete pacientes. De acordo com a coordenadora de saúde bucal da Atenção Básica, Roberta Teixeira, as cirurgias estão sendo possíveis devido a um acordo de cooperação firmado com um hospital particular e em parceria com o Instituto Bucomaxilofacial.

As cirurgias acontecerão mensalmente, com a capacidade para atender 20 pessoas. Pacientes que tem esse procedimento a ser realizado, podem procurar o serviço de odontologia na Unidade Básica de Saúde do bairro em que reside.

A coordenadora ressalta que a intervenção e tratamento precoce tem um papel fundamental para o sucesso do tratamento, além disso, a primeira intervenção cirúrgica também é responsável pelo bom prognóstico, principalmente em crianças. O tratamento envolve diversas especialidades, como cirurgia plástica, odontologia, ortodontia, fonoaudiologia, enfermagem, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco registra 450 novos casos e seis mortes por Covid-19 nas últimas 24h

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (8), s…