Petrolina (PE) realiza primeiras cirurgias de fissura labial

A Prefeitura de Petrolina continua trabalhando para ofertar uma saúde de qualidade e perto da casa das pessoas. Desta vez, em uma ação inédita, o município iniciou as cirurgias para a correção de fissuras labiopalatinas, que são malformações congênitas caracterizadas pela descontinuidade das estruturas do lábio, palato ou ambos. Anteriormente, esses pacientes eram encaminhados para Recife. Até finalizar o tratamento, cada paciente precisava viajar, no mínimo, cinco vezes.

As cirurgias ocorreram na sexta-feira (29) e sábado (30). Nesse primeiro momento foram atendidos sete pacientes. De acordo com a coordenadora de saúde bucal da Atenção Básica, Roberta Teixeira, as cirurgias estão sendo possíveis devido a um acordo de cooperação firmado com um hospital particular e em parceria com o Instituto Bucomaxilofacial.

As cirurgias acontecerão mensalmente, com a capacidade para atender 20 pessoas. Pacientes que tem esse procedimento a ser realizado, podem procurar o serviço de odontologia na Unidade Básica de Saúde do bairro em que reside.

A coordenadora ressalta que a intervenção e tratamento precoce tem um papel fundamental para o sucesso do tratamento, além disso, a primeira intervenção cirúrgica também é responsável pelo bom prognóstico, principalmente em crianças. O tratamento envolve diversas especialidades, como cirurgia plástica, odontologia, ortodontia, fonoaudiologia, enfermagem, entre outros.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco registra aumento de casos de dengue nos primeiros quatro meses do ano

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nesta quarta-feira (24/04)…