Petrolina (PE): Projeto ‘Parto Adequado’ amplia atendimento para mamães e bebês

Implantado há 6 anos pela Unimed Vale do São Francisco para incentivo ao parto vaginal fisiológico e seguro, o projeto ‘Parto Adequado’ vem aprimorando o atendimento às mamães e bebês com a ampliação de novos serviços.

Entre as novidades do projeto, que já contabiliza uma redução significativa de cesarianas sem indicação clínica, estão sendo bem avaliados o Plantão de Obstetrícia com médico e enfermeira obstetra 24 horas, de domingo a domingo, e o serviço de Analgesia de Parto que disponibiliza às gestantes o atendimento com um médico anestesiologista 24 horas de sobreaviso, mediante indicação clínica.

De acordo com a médica obstetra responsável pelo projeto, Amanda Viana, os serviços com médicos obstetras, pediatras e equipe da enfermagem obstétrica são oferecidos no Hospital Unimed de Petrolina (HUP). “Além do Plantão de Obstetrícia e do serviço de Analgesia de Parto, contamos também com sala PPP (Pré, Parto e Pós) que oferece ambiente acolhedor para o parto com métodos não farmacológicos para alívio da dor, tais como iluminação ambiente, bola, espaldar, banqueta, banho quente, entre outros”, destacou.

Amanda Viana concluiu ressaltando os benefícios do projeto. “O ‘Parto Adequado’ reduz riscos de infecção, hemorragia, reação anestésica, trombose e outras complicações pós-parto que envolvem uma recuperação cirúrgica mais prolongada; e para o recém-nascido: menor risco de complicações respiratórias, internamento em berçário e dificuldade de sucção”.

O projeto ‘Parto Adequado’ é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein, o Institute for Healthcare Improvement e tem o apoio do Ministério da Saúde. (ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

América Latina: Primeiro caso de varíola do macaco é confirmado na Argentina

O primeiro caso de varíola do macaco foi confirmado na América Latina na sexta-feira (27).…