Petrolina (PE): Projeto de criação de peixes e reaproveitamento da água será implantado pela Prefeitura; agricultores serão beneficiados

Com o objetivo de instalar o sistema de Aquaponia na comunidade do bairro João de Deus, em Petrolina (PE), o diretor da Agência Municipal do Meio Ambiente, Victor Flores, visitou as obras de instalação do projeto, localizado no Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), na cidade de Glória do Goitá.

O modelo que será implantado aqui na cidade, vai trabalhar com a criação de peixes e o reaproveitamento da água e de seus nutrientes. O produto é utilizado no cultivo de hortaliças em sistema hidropônico.

O projeto trará inúmeros benefícios à cidade, como a segurança alimentar, baixo custo no investimento, alta produtividade e retorno rápido para os agricultores. “O projeto permitirá que pequenos produtores e empreendedores iniciantes adotem o agronegócio sustentável. Com esse sistema, economiza-se 90% de água, o que não aconteceria na agricultura comum. Esse processo não utilizará os fertilizantes químicos ou pesticidas e produzir os alimentos durante todo o ano”, explicou o diretor da AMMA.

Victor Flores ressaltou ainda que “A prioridade do Prefeito Miguel Coelho é buscar inovações tecnológicas que envolvam sustentabilidade para Petrolina. O projeto tem uma metodologia própria da INMED já testado em países como Jamaica e África do Sul. Será mais uma oportunidade de incrementar as hortas urbanas com peixes. Gerando renda e incentivando a alimentação saudável nas escolas de ensino infantil de Petrolina”, finalizou.

O projeto já foi analisado e licenciado pela AMMA e Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade e contará com a parceria da INMED Brasil com fomento privado.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco registra aumento de devedores e de débitos em atraso

Mais consumidores, em Pernambuco, ficaram devendo e com maior quantidade de débitos em atr…