Petrolina (PE): Pessoas com deficiência podem solicitar ‘Cartão PE Livre’ na Casa dos Conselhos

As pessoas com deficiência que residem em Petrolina terão mais apoio na hora de solicitar o ‘Cartão PE Livre’, que assegura gratuidade em viagens intermunicipais. Isso porque, a Casa dos Conselhos, juntamente com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUD) está disponibilizando um plantão social onde os usuários poderão tirar dúvidas e também solicitar o cartão.

A secretária executiva de Acessibilidade, Bruna Ruana, explica que o cartão pode ser solicitado pela internet no site http://www.sdscj.pe.gov.br/seses/cadastro-pe-livre-acesso-intermunicipal/, contudo, a prefeitura estará dando suporte para orientar sobre o serviço. “Algumas pessoas não têm acesso à internet ou têm dúvidas sobre o processo para solicitar o cartão, por isso, estaremos com uma equipe pronta na Casa dos Conselhos para dar todo o suporte e assegurar os direitos das pessoas com deficiência”, explica.

O Cartão pode ser solicitado por pessoas que tenham deficiência física; auditiva; visual ou intelectual. O Plantão para atendimento do ‘Cartão PE Livre’ já está funcionando e segue até o dia 28 de fevereiro das 8h às 12h na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Pacífico da Luz (próximo à igreja Matriz).

Para solicitar o Cartão é necessário apresentar laudo médico padrão preenchido e assinado por um médico especialista na área correspondente à deficiência (em caso de acompanhante o médico deverá informar o motivo e a necessidade do acompanhante); Cópia da identidade (RG); Cópia do CPF; 2 fotos 3×4; Cópia do comprovante de residência. A gratuidade segue a lei nº12. 045 de 17 de julho de 2001. Quem tiver dúvidas pode ligar para a Casa dos Conselhos no número: 3863-9044.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Chuvas deixam ao menos 30 mortos no Grande Recife, diz Defesa Civil

A Defesa Civil de Pernambuco disse, neste sábado (28), que ao menos 30 pessoas já morreram…