Petrolina (PE): Parceria com a prefeitura, laboratório vivo para Cidades Inteligentes será implantado no município

0

A Capital do Sertão, conhecida por suas riquezas através da irrigação, também será conhecida, a partir de agora, como área de inovação. O “Living Lab” servirá para implementação e desenvolvimento de soluções tecnológicas para atender o município.

O projeto é um convênio da Prefeitura de Petrolina com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que também contará com recursos financeiros do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano. A primeira intervenção já está sendo executava e foi iniciada na última segunda-feira (13).

A Avenida Guararapes contará com semáforos inteligentes no cruzamento com a Av. Joaquim Nabuco. A próxima etapa é a instalação de um Centro de Comando e Controle (CCO) para gestão de toda tecnologia implantada, além da instalação de: iluminação pública inteligente, câmeras em 4k e softwares de inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas de veículos. As obras, readequações e instalação de equipamentos deverão durar em torno de três meses.

Posteriormente, empresas também poderão utilizar a infraestrutura criada para demonstrar e testar tecnologias no laboratório vivo e oferecer seu produto ao mercado, incentivando inclusive o turismo tecnológico, já que estes futuros clientes poderão vir à cidade acompanhar de perto o funcionamento do produto. Está prevista também uma nova etapa do projeto com a ABDI, onde terão bicicletas elétricas e carros elétricos compartilhados, monitoramento climático e meteorológico, hidrômetros inteligentes, lixeiras inteligentes, monitoramento e atuação inteligente por drones, geração de energia solar, entre outros.

Petrolina

O Hub de demonstração de tecnologias de Cidades Inteligentes será o primeiro da região. A cidade pernambucana foi escolhida por fazer parte da Rota de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Petrolina destaca-se também por ter o melhor índice de saneamento básico do Nordeste. Além disso, têm tamanho e porte similar a diversos municípios brasileiros, o que dá a esse ambiente de demonstração um alto potencial replicador. (Ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Polícia Federal destrói mas de 365 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco

A Polícia Federal destruiu 367 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco durante a Operaç…