Petrolina (PE): Operação fecha matadouro clandestino e prende cinco pessoas no bairro Cacheado

Uma  operação conjunta realizada na noite de sexta-feira (17), pela   Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) e  Polícia Rodoviária Federal (PRF),  desarticulou  um abatedouro clandestino localizado no bairro Cacheado, em Petrolina  (PE)  e prendeu cinco pessoas.

As autoridades públicas tomaram conhecimento da situação por meio de denúncia, e se deslocaram ao endereço para averiguar a veracidade do fato. No local, a equipe se deparou com  um veículo F-250 na entrada do abatedouro e encontrou várias  carcaças de animais, equipamentos de abate e outros materiais empilhados em condição insalubre dentro da carroceria.

Na parte interna do abatedouro clandestino foram verificadas  condições de higiene precárias. No local foram  encontrados vários animais abatidos, couros empilhados e o chão coberto de sangue.  Haviam, também,  animais vivos em situação de maus-tratos.

De acordo com o Secretário Executivo de Segurança Pública do município de Petrolina, Cícero Dirceu o abatedouro está em total desacordo com a legislação e os responsáveis pelo esquema  ainda utilizavam carimbos de inspeção falsos para ludibriar a fiscalização. “Eles devem responder por crime contra saúde pública, mas existe série de crimes, porque tem os carimbos falsos que eram utilizados para legitimar a carne. Existe uma série de outros crimes aqui”, assegurou.

“Situação lamentável”, disse o diretor da  Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, acrescentando que a AMVS tem dado muita oportunidade para que as pessoas trabalhem de maneira correta. “O exemplo é o abatedouro aberto. Aqui não tem condição nenhuma de inspeção, não tem médico veterinário, o animal não é atestado por nenhum profissional de  medicina veterinária. As condições dizem por si”, afirmou.

A investigação aponta que a carne  proveniente de abatedouro clandestino  era vendida na feira da Cohab Massangano e no comércio.

(Colaboração e foto – Ivo da Hora)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco tem mais 566 casos da Covid-19 e 11 óbitos em 24h

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (27), 566 casos da C…