Petrolina (PE): Manifestação é realizada no Dom Malan/IMIP após morte de recém-nascida e outras denúncias de negligência médica

Uma manifestação pacífica é realizada em frente ao Hospital Dom Malan/IMIP em Petrolina (PE) na manhã desta terça-feira (09).  A mobilização acontece após a morte da recém-nascida Geovana, que aconteceu na  semana passada na unidade hospitalar.

A mãe da criança, Lucicleia,  tinha o requerimento concedido no postinho para uma cesariana, devido a falta de passagem e por ser diabética. Mesmo entregando o documento para os enfermeiros e médicos do Dom Malan/IMIP, os profissionais  insistiram que ela tivesse o parto normal, mas depois de  inúmeras tentativas falidas os médicos mudaram os planos e  realizaram o parto cesáreo em Lucicleia, mas não adiantou pois a bebê não resistiu e  morreu.

Diante deste caso e de dezenas de outras denúncias semelhantes registradas no hospital Dom Malan/IMIP, a manifestação intitulada  “Nascimento com respeito”  reinvindica atendimento humanizado por parte da unidade e exige o fim da morte de crianças e mães. O ato também exige mais suporte, por parte  dos municípios que fazem parte da rede PEBA e que enviam  as gestantes  para a unidade, mas não prestam assistência aos acompanhantes.

Uma das manifestantes  e vítima do descaso do  hospital,  Luciana Santos, moradora do Residencial Vivendas, em Petrolina (PE), desabafou. “A situação que a gente chega aqui é com medo. A gente não sabe se vai ficar viva, se a criança vai nascer ou se sairemos com ela no colo ou caixão”.

A manifestação  tem o apoio dos movimentos das mulheres, “Eu sou mãe eu tenho medo”,  lideranças comunitárias, Comissão de mulheres da Câmara de Vereadores e Comissão de Direitos Humanos de Criança e Adolescentes.  O próximo passo do grupo será solicitar uma audiência pública para apurar as sucessivas denúncias de negligência médica no hospital.

(colaboração e foto -Ivo da Hora)

s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Poste com grave risco de cair na Av. Ricardo Soares Coelho, perto da Orla

Um poste de energia elétrica está quase desabando num trecho da  Av. Ricardo Soares Coelho…